16/12/20 às 12h10 - Atualizado em 16/12/20 às 12h11

“Quanto Pesa” mostra a carga política do curta-metragem no FBCB

Texto: Alexandre Freire / Edição: Guilherme Lobão (Ascom Secec)

16/12/2020

12:11:00

“Quanto Pesa”, de Breno Nina, já mostra a carga de sua inspiração no argumento de Malcolm X (1925-1965), ativista negro assassinado nos Estados Unidos: “Não se pode separar paz de liberdade, porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade.” O filme de 23 minutos foi um dos selecionados para a mostra oficial competitiva de curtas-metragens do 53 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, disponível até domingo para streaming na plataforma  Canais Globo.

“Recebemos a notícia com bastante alegria. ‘Quanto Pesa’ é um filme feito com muito carinho por toda equipe. Apresentá-lo em Brasília, num festival que foi tão marcante pra mim nos anos de UnB, é especial”, diz o diretor, que fez teatro na adolescência antes de entrar na Comunicação na Universidade de Brasília.

Para ele, o festival é um lugar de compartilhamentos. “Parece um momento de encontro de muitas narrativas implicadas no desafio de contar outras histórias que o cinema capturado pelo capital não alcança. Vejo Brasília como um lugar de encontro para troca de ideias sobre as tentativas de descolonização de narrativa país afora”, teoriza.

Em relação à linguagem do curta, Breno destaca “o exercício-desafio de tentar contar uma história sem diálogos, ou com diálogos em que a narrativa não se apoiava”. “Se tirar um diálogo, a sequência narrativa não perde em consistência”, explica. “Um dos principais focos do filme é o trabalho, as formas de escravidão adaptadas à moral vigente”.

O diretor acredita que o curta acaba sendo essa via “mais acessível” de realizar cinema, para que diretores que estão começando consigam meios de chegar ao longa. “A duração do filme deve ser menos importante que seu efeito prático na existência das pessoas”, questiona.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br