Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/19 às 19h00 - Atualizado em 1/06/19 às 11h08

Projeto “Territórios Culturais” conta a história dos candangos

COMPARTILHAR

Na tarde de hoje (31), o Museu Vivo da Memória Candanga, situado na Candangolândia recebeu um grupo de alunos de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal para uma visita pedagógica. Ao todo, 48 estudantes das turmas de 4º ano Escola Classe Nº 05 do Guará, fizeram uma saída de campo, resultado do projeto “Territórios Culturais” de iniciativa Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

A concepção do “Territórios Culturais” se trata de uma parceria da Secec com a Secretaria de Educação do DF que disponibiliza seis professores para atuar como coordenadores educacionais nos equipamentos a perspectiva de fornecer educação patrimonial no programa pedagógico feito equipamentos culturais.

 

Durante o passeio, a turma de estudantes contou com uma ampla aula sobre o a história dos candangos surgimento e da construção de Brasília, desde os primeiros habitantes indígenas do Planalto, até a inauguração da cidade, com foco na história dos trabalhadores candangos, que contribuíram para a existência da capital. A aula começou com a exibição de um documentário e em seguida os alunos fizeram uma visita guiada por todo o complexo de exposições do Museu Vivo.

 

De acordo com a educadora que coordena o projeto no MVMV, Karoline Pacheco, a iniciativa das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Educação é muito importante no sentido de revitalizar o espaço e resgatar a primeira memória no sentido da história da construção de Brasília, sendo que o Museu Vivo é um dos espaços com o perfil histórico da cidade. “O trabalho pedagógico feito no Museu Vivo vai além da grade curricular cobrada em sala de aula, é uma aula de educação e conscientização patrimonial.”, conta a professora.

 

As visitas aos espaços culturais poderão ser agendadas previamente pelas coordenações das escolas públicas via e-mail, onde cada turma pode escolher um equipamento cultural para a realização do programa. Os atendimentos acontecem de terça a sexta nos turnos matutino e vespertino, mas podem variar a depender da programação de cada museu ou espaço.

 

Serviço
Projeto Territórios Culturais

Museu Vivo da Memória Candanga

Coordenação: Karoline Pacheco

Contato: 3301-3590

educativomvmc@gmail.com