Músicos se apresentarão no CCBB até o fim do Mundial
Durante a Copa do Mundo o Clube do Choro ficará de portas fechadas. Mas isso não significa que os fãs da música erudita deixarão de aproveitar a programação. Os músicos e os convidados vão se apresentar, até o fim do Mundial, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Por causa da proximidade com o Estádio Mané Garrincha, as apresentações tiveram que ser transferidas de local. O presidente do Clube do Choro, Henrique Lima Santos, 59, conhecido como Reco do Bandolim, explica que mudança não vai alterar a programação. “A agenda de shows está mantida”.
O choro pode ser considerado a primeira manifestação musical urbana tipicamente brasileira. Segundo Reco do Bandolim, por volta de 1850, o Brasil recebia muita influencia da música europeia como a Polca, mas os músicos daqui sentiam um desejo de mudar esse costume e começaram a tocar essas músicas com os instrumentos nacionais. Esse processo culminou com Pixinguinha criando o gênero Choro nos anos 20.
Para Reco este é um dos principais motivos para o ritmo ser tão popular também em plateias internacionais. “Já nos apresentamos com o Clube no exterior e os estrangeiros ficaram encantados quando perceberam a influencia europeia na música brasileira”, afirma.
Todos os anos o Clube do Choro homenageia um músico no calendário de apresentações. Este ano, o escolhido foi João Donato, compositor de canções como “A Paz” e “Lugar Comum”. O projeto João Donato – 80 Anos conta com 120 shows interpretados por grandes músicos do Brasil.
Serviço
As apresentações do projeto João Donato acontecem sempre às 21h
Preço: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Programação Projeto João Donato
2 de Julho
Sérgio Moraes Trio (flauta)
3 de Julho
Oswaldinho do Acordeon/Tiago Tunes (acordeon e bandolim)
4 de Julho
Pablo Fagundes e Grupo
9 de Julho
Henrique Neto Trio (Violão Sete Cordas)
10 de Julho
Salto Triplo
11 de Julho
Júnior Ferreira e Victor Angeléas