Destaque para despedida da Mostra Fare Cinema e lançamento da Mostra Ingmar Bergman
Entramos na contagem regressiva para lançamento da Mostra Ingmar Bergman, organizada pela Embaixada da Suécia em homenagem ao centenário deste ícone do cinema mundial. O Cine Brasília vai exibir, de 13 a 18 de junho, cinco obras-primas do diretor que marcaram definitivamente a história do cinema mundial: Persona, Morangos Silvestres, Sonata de Outono, O Sétimo Selo, Gritos e Sussurros. Serão duas sessões por dia, com entrada franca por ordem de chegada.
A programação do Cine Brasília também prossegue com o melhor da cinematografia italiana. De 7 a 9 de junho, a Mostra Fare Cinema vai exibir mais três produções contemporâneas inéditas em Brasília: A Culpa é do Filho, O Equilibrista e Scialla! (Fique Calmo). As sessões são todas gratuitas.
Na programação regular, a preços populares, permanecem em cartaz o premiado A Amante, do diretor Mohamed Ben Attia; Réquiem Para a Sra. J., do sérvio Bojan Viletic; o documentário Em Um Mundo Interior, de Mariana Pamplona e Flávio Frederico; e Para Ter Onde Ir, da paraense Jorane Castro.
Premiado no Festival de Berlim de 2017, como melhor filme de estreia, e com o Urso de Prata de melhor ator para Majdi Mastoura, A Amante obra é um canto à liberdade do indivíduo e ao desejo de uma vida plena e gratificante. Com produção dos irmãos Dardenne, o filme segue a cartilha estética comum aos cineastas belgas: câmera na mão elegantemente captando as sutilezas das expressões dos protagonistas. O diretor Ben Attia dá atenção especial aos personagens coadjuvantes de modo a evidenciar o conflito de vontades e o dilema moral do protagonista.
Com atmosfera fatalista e letárgica, Réquiem Para a Sra. J. é uma comédia sombria do diretor sérvio Bojan Viletic que aparenta ser mais uma das obras cinzentas típicas do leste europeu. Mas há algo a mais aqui no céu dos que os aviões de carreira. Existe neste filme um toque muito mais brincalhão sob a superfície deste drama essencialmente humanista e belo.
O documentário Em Um Mundo Interior aborda o autismo de uma forma original, direta e informativa. Os diretores Mariana Pamplona e Flávio Frederico adotam uma postura humanista e partem do pressuposto de que se dirigem a um público leigo no assunto. Os cineastas acompanham a descoberta dos primeiros sintomas, a difícil elaboração do diagnóstico, os diferentes graus de autismo, o impacto desta descoberta sobre as famílias. O filme mostra por que o transtorno não pode ser considerado doença, focando sua abordagem nas crianças, dando voz igualmente aos pais e profissionais da saúde.
Para Ter Onde Ir é um filme de estrada sobre deslocamento, mas também uma história de busca pessoal, de questionamentos sobre caminhos existenciais, sobre o que se vai deixar como legado neste mundo. Dirigido pela premiada diretora paraense Jorane Castro, o longa propõe essas indagações ao seguir o fluxo das personagens com seus afetos, sentimentos e memórias.
EM CARTAZ
Mostra Italiana Fare Cinema
A Culpa é do Filho
(Comédia/Drama/Itália/93min/2012)
De Daniele Ciprì
Com: Toni Servillo, Giselda Volodi, Giuseppe Vitale, Alfredo Castro, Aurora Quattrocchi, Mauro Spitaleri, Alessia Zammiti, Fabrizio Falco, Benedetto Raneli, Pier Giorgio Bellochio.
Sinopse: Família de classe média baixa italiana, típica de um bairro popular de Palermo vive sua vida banal e sem maiores percalços além da dificuldade financeira e dos reclamos habituais do pai Nicola (Servillo), único trabalhador da casa. Certo dia, a filha mais jovem Serenella (Zammiti) é assassinada numa ação equivocada de pistoleiros. A família se desespera, mas fica sabendo através do amigo mais próximo (Vitale), que eles podem requerer uma polpuda quantia destinada às vítimas da Máfia. Buscam sem sucesso o dinheiro por meio de um excêntrico advogado. Numa situação cada vez mais difícil economicamente, Nicola se endivida, perdendo a paciência com o advogado, que deixa de trabalhar para ele.
Classificação indicativa: 12 anos
O Equilibrista
(Drama/Itália/107min/2012)
De Ivano de Matteo
Com: Valerio Mastandrea, Barbora Bobulova, Maurizio Casagrande
Sinopse: Giulio, 40 anos, tem uma vida bem equilibrada, dividida entre trabalho, os dois filhos e Elena, a mulher que ele ama, mas que um dia trai. Quando sua mulher o deixa, Giulio vê sua vida balançar e descobre como é estreita a fronteira entre a tranquilidade e o conforto e a pobreza. Será que as classes médias podem se dar ao luxo de se divorciar em tempos de crise ? O filme é uma crônica da descida ao inferno de um pai afetuoso, um marido presente, enfim, um homem comum.
Classificação indicativa: 14 anos
Scialla! (Fique Calmo)
(Comédia/Itália/95min/2011)
De Francesco Bruni
Com: Fabrizio Bentivoglio, Barbora Bobulova, Stefano Brunori
Sinopse: Um criminoso cujo gosto pelas artes lhe vale o cognome de “o poeta”, tenta convencer o seu biógrafo a reescrever a história da sua detenção com uma perseguição e muitos tiros, pois isso fará com que o filme – para o qual ele já vendeu os direitos do livro – faça mais sucesso entre os jovens que adoram sonhar com o glamour de uma vida de crime. O biógrafo, antigo professor do preso e a sua maior influência no gosto por François Truffaut ou Pier Paolo Pasolini, levanta-se e sai dizendo “Não, não, não!” Afinal de contas, este é o mesmo homem que ao longo do filme vimos reerguer-se como ser humano em boa parte devido à descoberta de ser o pai de um adolescente cujo maior sonho é ser revendedor de droga. O sonho do “poeta” passa a ser consertar a vida do filho.
Classificação indicativa: 10 anos
Mostra Italiana Fare Cinema
Mais informações
Chiara Gentile e Alessandra Crimi
Embaixada da Itália
Tel: 3442-9907
SESSÃO ESPECIAL
Abertura Mostra Ingmar Bergman
Persona
(Drama/Suécia/84min/1966)
De Ingmar Bergman
Com: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook
Sinopse: Após um desempenho na peça “Electra”, uma famosa atriz, Elisabeth Vogler (LIv Ullmann), para de falar. Sua psiquiatra, Lakaren (Margaretha Krook), a deixa sob os cuidados de Alma (Bibi Andersson), uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa, Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. Com o convívio, Alma fica um pouco enamorada pela atriz. Num dia conta para Elisabeth sobre uma excitante experiência sexual que teve numa praia, com desconhecidos, e a consequência desagradável. Pouco depois de fazer esta confidência, ela lê uma carta que Elisabeth tinha escrito, em que fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo.
PERMANECEM EM CARTAZ
A Amante
(Drama/Romance/Tunísia/Bélgica/França/93min/2018)
De Mohamed Ben Attia
Com: Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud, Sabah Bouzouita
Sinopse: Hedi é um jovem introvertido, que não espera muito da vida. Ele permite que todos tomem decisões por ele, como sua autoritária mãe, que planeja seu casamento com Khedija; seu chefe, que o manda para viagens em datas comemorativas; e seu irmão, que sempre diz como ele deve se comportar. Em uma viagem do trabalho, Hedi conhece Rim, que o intriga sobre sua segurança e liberdade, envolvendo-o em uma passional relação amorosa. Agora, durante o tempo em que os preparativos do casamento acontecem, Hedi é forçado a tomar uma decisão.
Classificação indicativa: 12 anos
Para Ter Onde Ir
(Drama/Brasil/100min/2018)
De Jorane Castro
Com: Lorena Lobato, Ane Oliveira, Keila Gentil
Sinopse: Três mulheres, com diferentes visões sobre a vida e o amor, seguem juntas em uma única viagem partindo de um cenário urbano para outro onde a natureza bruta prevalece. Eva, mulher madura e pragmática, convida para a sua jornada a amiga Melina, uma mulher livre e sem compromissos, e Keithylennye, uma jovem ex-dançarina de tecnomelody. No caminho, os acontecimentos vividos separadamente pelas três revelam as incertezas e os diferentes sentidos daquela viagem para cada uma delas.
Classificação indicativa: 12 anos
Em Um Mundo Interior
(Documentário/Brasil/França/75min/2018)
De Flávio Frederico e Mariana Pamplona
Sinopse: O documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas, cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos. Assim, o projeto busca compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista dos jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.
Classificação indicativa: 10 anos
Réquiem Para a Sra. J.
(Comédia/Drama/Sérvia/Bulgária/Macedônia/Rússia/França/94’/2018)
De Bojan Vuletic
Com: Mirjana Karanovic, Jovana Gavrilovic, Danica Nedeljkovic
Sinopse: Jelena passa seus dias desolada. Após a morte de seu marido, ela se sente cansada e solitária, mesmo morando com suas duas filhas e sua sogra. Entediada, decidiu que no final da semana, vai cometer suicídio. Mas, antes disso, percebe que tem algumas tarefas importantes pela frente: pegar de volta uma poltrona emprestada a um vizinho e encerrar sua apólice de seguro de vida, além de conseguir um pedreiro para colocar uma fotografia de retrato em sua lápide.
Classificação indicativa: 14 anos
Programação:
Quinta-Feira (7/06)
15h – Em Um Mundo Interior
17h – Réquiem Para a Sra.J
18h50 – A Amante
20h30 – A Culpa é do Filho (Mostra Italiana Fare Cinema)
Sexta-Feira (8/06)
15h – Para Ter Onde Ir
17h – Réquiem Para a Sra.J
18h50 – A Amante
20h30 – O Equilibrista (Mostra Italiana Fare Cinema)
Sábado (09/06)
15h – Em Um Mundo Interior
17h – Réquiem Para a Sra. J.
18h50 – A Amante
20h30 – Scialla! (Fique Calmo) (Mostra Italiana Fare Cinema)
Domingo (10/06)
11h – Domion (Sessão especial)
15h – Em Um Mundo Interior
17h – Para Ter Onde Ir
19h – A Amante
20h40 – Réquiem Para a Sra. J.
Segunda-Feira (11/06)
19h00 – A Amante
20h40 – Réquiem Para a Sra. J.
Terça-Feira (12/06)
NÃO HAVERÁ SESSÃO
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Quarta-Feira (13/06)
15h – Em Um Mundo Interior
17h – Para Ter Onde Ir
18h30 – Coquetel de Abertura Mostra Ingmar Bergman
20h – Persona (Mostra Ingmar Bergman)
Serviço:
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia entrada)
Programador responsável: Sergio Moriconi (smoriconi@terra.com.br)