Em sessão única especial, o Cine Brasília apresenta na quarta-feira (9/5), às 20h, o documentário O Processo, que narra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A obra dirigida por Maria Augusta Ramos fez furor no Festival de Berlim deste ano e vem acumulando prêmios em vários festivais internacionais. A diretora passou meses nos bastidores do Congresso Nacional, acompanhando ao vivo os depoimentos e o desenrolar de todo este recente e traumático processo político brasileiro. A sessão contará com a presença da diretora Maria Augusta Ramos.
Na programação regular, a primeira das estreias é O Parque, filme singelo e absolutamente surpreendente. Poucas obras conseguem combinar com igual sutileza o fantástico, o simples e o banal. Nesse filme, o irreal está dentro do cotidiano. O diretor francês Damian Manivel consegue um tratamento naïf e humorístico para o casal adolescente que se apaixona num início de tarde e cujos sentimentos seguem magicamente até o início da noite, quando então as inquietações do amor afloram desordenadamente.
A outra estreia da semana é Ciganos da Ciambra, produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, em parceria com ninguém menos que o norte-americano Martin Scorsese. O longa é assinado pelo jovem diretor italiano Jonas Carpignano. O tratamento quase documental desta obra não impede que o diretor extraia uma grande poesia onírica de uma história envolvendo uma família que vive num gueto e que sobrevive a custa das mais variadas trapaças.
Singelo, mas com forte carga dramática, A Cidade do Futuro, dos diretores Cláudio Marquez e Marília Hughes, permanece em cartaz no Cine Brasília. O filme venceu as categorias Melhor Filme Latino-Americano do Bafici (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires) e Melhor Filme Internacional do Newfest (New York LGBT Film Festival’s). Também foi a escolha do público no festival Olhar de Cinema (Curitiba) e ganhador dos prêmios de Melhor Filme Brasileiro e Melhor Direção do 10º For Rainbow (Rio de Janeiro). Filmado inteiramente no sertão baiano, na região da Serra do Ramalho, o filme acompanha alguns meses da gravidez da personagem Milla. Dona do seu corpo e da sua história, a jovem expressa o desejo de fugir da trajetória comumente reservada às mulheres na região.
Outro longa que segue na programação, Rogério Duarte – o Tropikaoslista, de José Walter Lima, é o documento definitivo sobre esse artista único. Sobrinho do sociólogo Anísio Teixeira, Duarte foi um intelectual multimedia baiano, autor das mais importantes capas dos LPs da Tropicália. Além de artista gráfico, Rogério Duarte foi músico, compositor, poeta, tradutor e professor. Nos anos 1960 mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar arte industrial com o alemão Max Bense, um dos mestres da semiótica e da poesia concreta, o que influenciaria seu trabalho no futuro. No Rio trabalhou como diretor de arte da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Editora Vozes. Foi o autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, como “Deus e o diabo na terra do sol”. Clássico do cinema nacional. O cartaz desse filme se transformou em referência e é apontado como o despertar da pós-modernidade no Brasil.
Ainda em cartaz, Praça Paris, de Lúcia Murat, é um filme que aborda o tema da violência no Rio de Janeiro. O longa apresenta dois universos díspares, representados pelo antagonismo de suas protagonistas. De um lado há Glória, interpretada pela ótima Grace Passô, moradora de uma favela, ascensorista, estuprada quando criança, irmã de um perigoso bandido que está na prisão, adepta da tese “Aqui se faz, aqui se paga”. Do outro há Camila, terapeuta interpretada pela atriz portuguesa Joana de Verona. As duas trabalham no mesmo local, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e se encontram justamente quando Glória busca apoio psicológico em sessões de análise. Um filme oportuno e fundamental.
SINOPSES
SESSÃO ESPECIAL
O Processo
(Documentário/Brasil/Alemanha/137min/2018)
De Maria Augusta Ramos
Com: Dilma Rousseff, Lula, Chico Buarque de Holanda
Sinopse: O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OcoSy2KVg4s
ESTREIAS
O Parque
(Comédia dramática/França/72min/2018)
De Damian Manivel
Com: Naomie Vogt-Roby, Maxime Bachellerie, Sobere Sessouma
Sinopse: Tímidos e amedrontados por seus próprios sentimentos, um menino e uma menina têm seu primeiro encontro em um belo parque. Com o tempo o medo inicial se transforma em curiosidade e, ao se aproximarem, desenvolvem uma conexão única seguida de paixão. O problema é que a chegada da noite traz uma situação bastante desagradável: lá vem a hora da separação.
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://youtu.be/f_SLl6yPKsg
Ciganos da Ciambra
(Drama/Itália/118min/2018)
De Jonas Carpignano
Com: Pio Amato, Koudous Seihon e Damiano Amato, Francesco Pio Amato, Keko O’Marrochinu, Iolanda Amato, Patrizia Amato, Rocco Amato e Susanna Amato.
Sinopse: Em Ciambra, uma pequena comunidade romana na Calábria, Pio, de 14 anos, quer crescer rápido. Como seu irmão mais velho, Cosimo, ele bebe, fuma e aprende a arte de pequenos golpes de rua. Porém, no dia em que Cosimo desaparece, Pio é desafiado a ocupar o lugar de provedor da família, papel muito pesado para ele, que é colocado diante de uma drástica escolha.
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=wPiJCcdVVzk
EM CARTAZ
A Cidade do Futuro
(Drama/Brasil/75min/2018)
De Cláudio Marquez e Marília Hughes
Com: Milla Suzarte, Gilmar Araújo, Igor Santos
Sinopse: Gilmar (Gilmar Araújo) e Igor (Igor Santos) se envolvem amorosamente, mas precisam lidar com a inesperada gravidez de Milla (Milla Suzart). Juntos, os três formam uma família em meio às terras secas da Bahia, em um local marcado pelo machismo, pela homofobia e por uma das maiores migrações compulsórias já registradas.
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://vimeo.com/165011444
Rogério Duarte, o Tropikaoslista
(Documentário/Brasil/89min/2018)
De José Walter Lima
Com: Rogério Duarte, Gilberto Gil, Caetano Veloso
Sinopse: Rogério Duarte é um dos nomes mais importantes da Tropicália, movimento cultural brasileiro da década de 1960. O artista plástico foi um dos primeiros a denunciar publicamente as torturas cometidas no regime militar. Durante a ditadura, a sua atuação política e seus feitos culturais mobilizaram muitos artistas e inspiraram toda uma geração.
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hCBU77oExS0
Praça Paris
Drama/Portugal/Argentina Brasil/112min/2018)
De Lúcia Murat
Com: Joana de Verona, Grace Passô, Alex Brasil
Sinopse: Rio de Janeiro. Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.
Classificação indicativa: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9DY5ZoSLksI
PROGRAMAÇÃO
Quinta-Feira (03/05)
13h – A Cidade do Futuro
14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – Os Ciganos de Ciambra
Sexta-Feira (04/05)
13h – A Cidade do Futuro
14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – Os Ciganos de Ciambra
Sábado (05/05)
13h – A Cidade do Futuro
14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – Os Ciganos de Ciambra
Domingo (06/05)
13h – A Cidade do Futuro
14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – Os Ciganos de Ciambra
Segunda-Feira (07/05)
13h – A Cidade do Futuro
14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – Os Ciganos de Ciambra
Terça-Feira (08/05)
13h – A Cidade do Futuro
14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – Os Ciganos de Ciambra
Quarta-Feira (09/05)
14h – O Grilo Feliz (A Escola Vai ao Cinema)
16h30 – O Parque
18h – Praça Paris
20h – O Processo
S E R V I Ç O:
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia entrada)
Programador responsável: Sergio Moriconi (smoriconi@terra.com.br)
Programação Completa www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960