Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/06/23 às 12h57 - Atualizado em 22/06/23 às 13h00

Portas do samba se abrem para população

 

Governo entrega hoje (22) a chave da cidade ao Rei Momo

 

Texto: Giselle Chassot / Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)

 

Nesta quinta-feira (22/6), a partir das 19 horas, Brasília abre oficialmente ao público a passarela do samba 2023. Autoridades do Governo do Distrito Federal, o secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec), Bartolomeu Rodrigues, a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, e o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesb), Dilson Marimba, entregam as chaves da cidade ao Rei Momo, Alexandre Rodrigues.

 

“Depois de todos esses anos, é com muita alegria que anunciamos que a comunidade carnavalesca do Distrito Federal tem um solo sagrado para chamar de seu; a passarela do samba está pronta!”, anunciou o titular da pasta da Cultura.

 

A cerimônia de abertura dos portões começa às 18h30, com a participação dos presidentes das 13 escolas que animam  o desfile a partir desta sexta-feira (23), da corte de Momo e de autoridades religiosas que vão abençoar a Passarela do Samba.

 

Depois do “batismo”, o cortejo segue até a área reservada para o recuo da bateria, onde haverá uma prece ecumênica e homenagem a Marcelo Sena – sambista do Distrito Federal que faleceu em janeiro, vítima de câncer, que dá nome à avenida do samba. Em seguida ialorixás farão a lavagem da passarela, jogando a água de quartinha para purificar e transmitir boas energias ao local.

 

Purificação e benção

A quartinha é um elemento de conexão com os orixás e divindades. É um recipiente de barro que pode ter duas formas: com alça, representando que é oferecida a todo Orixá feminino (tem o formato da mulher quando coloca as mãos na cintura). As sem alça são oferecidas aos Orixás masculinos.

 

O mais comum é que elas contenham água, que deve ser pura, não ter passado por qualquer processo químico. Pode ser água de mina, cachoeira, chuva, rios, mar, por exemplo.

 

LAVAGEM DA AVENIDA

Data: 22/6/2023 (quinta-feira)

18h30 – abertura dos portões

19h – entrega das chaves da cidade

Local: Eixo Cultural Ibero-americano

 

Leia mais:

Tem desfile esta semana? Tem, sim senhor

Escolas do grupo de acesso buscam espaço entre destaques

Referências à África marcam o desfile de 2023

Carnaval fora de época traz de volta desfile das escolas de samba no DF

Desfile das escolas de samba tem data marcada

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br