3/12/19 às 18h07 - Atualizado em 3/12/19 às 18h07

Pop Art é destaque na Galeria Athos Bulcão

Com a mostra “Produtos & Marcas”, artista evidencia marcas consagradas

A exposição, de iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, faz referências à Pop Art, que contempla processo de experimentações por diferentes ângulos da pintura. Com as iniciais do nome do artista, a exposição Produtos e Marcas tem como elemento artístico o uso de cores primárias, assim como nos produtos de consumo de marcas populares, buscando as referências do estilo de arte consagrado na década de 50.

Em alusão a marcas que se popularizaram mundialmente, a exposição também faz uma homenagem à história do Fusca, automóvel lançado no Brasil pela Volkswagen no ano de 1959. Algumas obras do artista são réplicas do carro popular, feitas de material reciclado, pintados com as cores que marcaram o movimento artístico, caracterizando os temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano. Em algumas de suas peças, Paulo também faz menção aos códigos de barras e símbolos diferenciados, que remetem às vivências universais e ao futurismo representado em objetos que possuem formas e valores afetivos.

Sob a curadoria de Stella Lopes, a mostra carrega muitas memórias pessoais do artista. Com o estilo leve, pop e lúdico, as peças contam uma história que remete aos quadrinhos, usando objetos divertidos, pinturas e coleções de brinquedos expostos pela galeria.

De acordo com a curadora, Paulo usa os grandes nomes do Pop Art e marketing mundial em suas obras, propondo brincadeiras e trocadilhos a respeito das marcas. “Ele também se apropria destes nomes, como o caso da obra ‘Banco do Brasil’, que na verdade é um móvel que ganha o nome desta marca, e um jogo americano, nomeado em sua pintura de ‘Jogo do Brasil’”, conta.

Para Paulo Maurício, suas obras de arte transmitem uma mensagem alegre por meio das referências de marcas consagradas. “Tenho fascínio pelo modo que as grandes marcas se revelaram para o mundo e fizeram sucesso. Faço experimentações por diversos ângulos e objetos, criando, a partir destas formas, uma realidade própria”, explica.

Serviço:
Produtos & Marcas – Paulo Maurício
Galeria Athos Bulcão
A Exposição ficará aberta todos os dias de 27 de novembro a 10 de janeiro, das 14:00 às 19:00, fechando apenas dias 24/25 de dezembro e 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Entrada Franca