Texto e edição: Ascom Secec
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) abriu consulta pública para ouvir a população do Distrito Federal sobre acessibilidade nas ações culturais. A proposta tem a intenção de construir coletivamente diretrizes efetivas para a implementação da política pública com foco no assunto, estabelecida por meio do decreto que institui a Política Cultural de Acessibilidade no âmbito da gestão pública cultural do DF.
As sugestões e contribuições da comunidade podem ser enviados por meio do preenchimento de um formulário online, aberto até o dia 6 de dezembro.
O Decreto Distrital nº 43.811/2022, publicado em outubro deste ano, prevê ações para garantir a inclusão e integração das pessoas com deficiência (PCD) no fazer cultural, assegurando mecanismos de incentivo, assim como na ampliação da produção e do acesso a projetos inclusivos. O texto que dá base à política foi construído a partir de uma Portaria em vigor na Secec, de estudos e pesquisa, além da experiência prática na gestão dos equipamentos públicos e da publicação de editais que vêm, paulatinamente, trazendo cotas e garantindo vagas para agentes culturais com deficiência.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br