Comissão permante faz primeira reunião prevendo uma folia ainda maior na cidade
A organização da folia do ano que vem foi o foco da primeira reunião da Comissão Permanente do Carnaval de Brasília, na tarde desta quarta (20), no Palácio do Buriti. No encontro, com a participação do governador Rodrigo Rollemberg, foram discutidos objetivos e previsões para a festa de 2018, além de alternativas de financiamento.
“Dar importância ao assunto, planejar com antecedência e priorizar o trabalho integrado dos órgãos é importante para garantirmos um carnaval cada vez melhor, sem violência e mais organizado”, enfatizou Rollemberg.
O secretário de Cultura, Guilherme Reis, informou que a pasta se prepara para um cenário de 150 a 200 blocos em desfiles de rua no Distrito Federal, e um público aproximado de 2,5 milhões de pessoas. Neste ano, Em 2017, o carnaval contou com 128 blocos, 208 eventos em 24 regiões administrativas e atraiu 1,5 milhão de foliões.
“Queremos consolidar o modelo do ano passado, oferecer mais estrutura e serviços para a população, além de fechar parcerias com empresas, para garantir a sustentabilidade econômica da festa”, disse Reis.
Uma das principais novidades estudadas pelo governo é o lançamento de um edital de patrocínio para conseguir financiamento do setor privado. “Com essa alternativa inovadora, queremos inverter a lógica dos investimentos e, assim, manter o sucesso que tem sido o carnaval de Brasília”, apoiou o governador.
As ações para a organização do Carnaval 2018 seguem em um fluxo contínuo desde o ano passado. A partir de consultas e audiências públicas, a Secretaria de Cultura tem estreitado as relaççoes entre governo, carnavalescos e comunidade com o objetivo de dirimir conflitos e buscar consensos. Estas ações culminaram no Seminário do Carnaval de Brasília, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, onde foi possível debater amplamente com a sociedade civil e representantes de blocos e escolas de samba modelos e soluções para 2018.
Comissão de carnaval visa cooperação entre órgãos de governo
Criada em abril, a Comissão Permanente de Carnaval tem a função de planificar a infraestrutura e a logística; dialogar com responsáveis de blocos, escolas de samba, moradores e comerciantes; e propor medidas para reduzir a violência e promover a diversidade durante a folia.
O colegiado é composto pelos seguintes órgãos:
Secretaria de Cultura
Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer
Secretaria das Cidades
Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
Secretaria de Gestão do Território e Habitação
Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude
Secretaria de Mobilidade
Secretaria de Saúde
Polícia Militar do DF
Departamento de Trânsito do DF
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
Agência de Fiscalização (Agefis)
Serviço de Limpeza Urbana (SLU)
*Com informações da Agência Brasília