Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/19 às 15h00 - Atualizado em 30/01/19 às 15h06

Patrimônio Histórico: Secretário de Cultura discute revitalização da Vila Planalto

COMPARTILHAR

O secretário de Cultura, Adão Cândido, se reuniu nesta terça-feira (29) com representantes da Associação de Moradores da Vila Planalto para falar sobre o projeto de reconstrução do Alojamento para Operários Solteiros da Rabelo, demanda antiga dos moradores da região.

 

A área, parte do Sítio Tombado da Vila Planalto tem relevância cultural e histórica para Brasília, pois abrigou os primeiros engenheiros e operários que participaram da construção da capital. A deterioração do local, que perdeu parte de suas características originais, afeta o tombamento do local e a própria memória da cidade.

 

Durante o encontro, o secretário Adão Cândido, reiterou a importância da manutenção e conservação de Brasília como patrimônio e da necessidade de manter vivos os traços e testemunhos do período de construção da cidade. “Esses acampamentos narram a história da capital sob o ponto de vista daquelas pessoas que foram as primeiras moradoras daqui”.

 

Segundo ele, o projeto de revitalização do Alojamento para Operários Solteiros da Rabelo tem potencial para devolver a toda região sua importância histórica e cultural. “A área está situada no coração da Vila Planalto, em uma praça com grande potencial de desenvolvimento econômico, e turístico”, afirmou.

 

O titular da Cultura destacou que para viabilizar o projeto, será necessário articular com parlamentares a destinação de emendas que possam custear as obras.