Pablo Hércules – Larô
Texto e edição: Mônica Pedroso (Ascom/Secec)
Ascom/Secec
22.09.21
11:44

Larô
Artista preto, LGBTQIA+ e periférico, oriundo de Planaltina-DF, Larô (vulgo Pablo Hércules) utiliza as artes visuais pra falar sobre suas interseccionalidades e ancestralidade preta. Linguagem esta utilizada para colorir camisetas e posteres vendidos pelos bares de Brasília entre 2017 e 2019, no que ele chamou de performance Beeshona Fashion, e que logo se expandiu vestindo e cobrindo as paredes do público do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Em 2018, durante a Semana do Orgulho Gay, seu trabalho não só foi selecionado para o Pride do Facebook como também compôs a cenografia do prédio físico da empresa em São Paulo, o que o artista considera um grande feito para quem “se origina de uma realidade marginalizada e invisibilizada constantemente”.
Ainda em São Paulo, participou de projetos como o Todx SP e Baile das Marinheiras, e em Brasília, do Festival Bocadim, do Afete-se e do Favela Sounds.
Atualmente, em decorrência da pandemia, foi retomado um ofício de artista plástico, com a criação de aquarelas afro-religiosas, no intuito de difundir a cultura afro e de manter vivos
e visíveis os ritos de sua ancestralidade.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br