Texto e edição: Ascom Secec
5/10/2021
00:01:22
Ouça o resumo da notícia
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) inicia, nesta terça-feira (5.10), a programação de outubro em seu canal do YouTube. A peça escolhida pela sinfônica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) é a “Sonata para Orquestra de Cordas” (1894), de Carlos Gomes (1836-1896).
O autor de “O Guarani”, ópera celebrizada na abertura do programa “Voz do Brasil”, natural de Campinas (SP), é destacado pelo regente Cláudio Cohen como um dos mais importantes representantes do romantismo musical no Brasil. O mês culmina com homenagem a Piazzolla.
No dia 12, será reprisada a peça de Felix Mendelssohn “Octeto para Cordas”, gravada no Foyer da Sala Villa-Lobos do TNCS. O “Octeto”, de Mendelssohn, é tocado pelos solistas de cordas da orquestra Marcus Bastos, Zoltan Pauliyni, Júlio Freita e Luciano Piva (violinos), Cindy Folly e Daniel Marques (viola erudita, de quatro cordas, tocada com arco, entre o violino e o violoncelo, também da família das cordas) e Rodolpho Borges e Augusto Guerra (violoncelos).
Na terça-feira do dia 19, o canal programou a “Suite Holberg, Op. 40”, peça de cinco movimentos baseada em formas da dança barroca, composta pelo norueguês Edvard Grieg em 1884 para celebrar o segundo centenário do nascimento do escritor dinamarquês Ludvig Holberg.
CENTENÁRIO
Em parceria com a Embaixada da Argentina, o maestro Cohen planeja uma homenagem no dia 26, aos 100 anos de nascimento do compositor Astor Piazzolla, “que revolucionou o tango no século 20” – frisa –, com Luciana Arraes ao violino, solista do quadro da OSTNCS . Sucessos como “Quatro Estações Portenhas” estão previstos.
“Tocar essa música como solista é um grande desafio não só técnico, mas também de expressão do estilo argentino do novo gênero de tango criado por Piazzolla – uma mescla entre o tango das ruas de Buenos Aires com a influência do jazz e até de Stravinsky. A música de Piazzolla é cheia de ritmo, paixão e técnica. Tocar Piazzolla é sempre um grande prazer”, revela Luciana, no corpo sinfônico desde 2018.
O violista Daniel Marques, na OSTNCS há 16 anos, tem em Piazzolla um de seus compositores prediletos. Também escalado para a audição, ele dá seu depoimento. “Apresento uma de suas principais obras: ‘Le Grand Tango’. Escrita originalmente para violoncelo e piano, a versão para viola foi escrita pelo próprio compositor. Na ocasião, apresentaremos uma versão para viola acompanhada por orquestra de cordas”.
PROGRAMAÇÃO DA OSTNCS NO CANAL DO YOUTUBE
Outubro 2021
05/10
Antônio Carlos Gomes – “Sonata para Orquestra de Cordas”
Gravado no foyer da Sala Villa-Lobos do TNCS em 2021.
12/10
Felix Mendelssohn – “Octeto para Cordas”
Gravado no Foyer da Sala Villa-Lobos do TNCS
19/12
Edward Grieg – “Suite Holberg”
Gravado no Foyer da Sala Villa-Lobos do TNCS
26/10 (sujeito a confirmação)
Homenagem ao Centenário de Astor Piazzolla
Solistas Daniel Marques (viola); Luciana Arraes (violino).
Auditório do Museu da República às 20 hs.
Regências: maestro Cláudio Cohen
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br