Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/18 às 13h46 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Orquestra Sinfônica se apresenta no Festival Águas de Março

COMPARTILHAR

 

 

Festival ocorre no Lago Paranoá em ocasião do Fórum Mundial da Água

 

No fim de semana de abertura do VIII Fórum Mundial da Água, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro fará, em 18 de março, um concerto especial que celebra os recursos hídricos. A apresentação acontecerá em meio à programação do festival Águas de Março, que inclui artistas como Muntchako e André Abujamra, e será realizado no Parque Asa Delta, no Lago Paranoá.

 

No programa da Orquestra estão obras relacionadas ao tema: O Rio Moldávia, de Smetana; Danúbio Azul, de Strauss; La Mer, de Debussy; As Oceânides, de Sibelius; e a Sinfonia nº 6 – Cena à Beira de um Riacho, de Beethoven. Fecha a série a brasileira Planeta Água, de Guilherme Arantes. Regidos pelo maestro Cláudio Cohen, os músicos se apresentam no Parque Asa Delta, na QL 12 do Lago Sul, às 18 horas, com acesso livre.

 

Antes da Orquestra, às 17h, acontecerá o Ritual Mãe D’Água, baseado numa tradição praticada na região do São Francisco. O ritual em homenagem ao Lago Paranoá contará com dança e música. Para representar os povos das águas do pacífico, foram convidados um dançarino tahiano e a dançarina Renata Marzon, para a apresentação de HULA – dança havaiana tradicional. Foram convidados ainda, indígenas e grupo afro-brasileiros para fazer um ritual que envolve música e dança, reverenciando às águas.

 

Às 19h30, o trio instrumental brasiliense Muntchako mistura eletrônica e sons orgânicos e sintetizados no palco do festival. Samuel Mota (guitarra, synths e programações) fornece o vértice mais eletrônico do trio, com viés dub e reggae. Rodrigo Barata (bateria, samples), DJ e pesquisador, adiciona as batidas, e Macaxeira Acioli (percussão, samples), traz a influência nordestina e propõe fusões musicais.

 

Fechando a programação, André Abujamra trará para Brasília seu novo trabalho, Omindá, com a participação de 5 músicos e projeções de vídeos durante o show, com imagens que registram o projeto. O registro audiovisual tem a participação de artistas de 13 países (Rússia, Japão, Estados Unidos, Argentina, Uruguay, Índia, Mali, França, Portugal, Bulgária, Jordânia, República Checa e Brasil) e será lançado em vinil, plataformas digitais, cd, show e documentário. O lançamento oficial do Omindá será no Auditório do Ibirapuera, São Paulo, de 23 a 25 de março. O show de Brasília, às 20h30, será o pré-lançamento.

 

O festival Águas de Março acontece entre os dias 16 e 18, e conta com atividades esportivas e culturais voltadas para a temática da água, trazendo apresentações de dança e música com o objetivo de celebrar e valorizar o uso adequado da água e do Lago Paranoá.

 

Serviço

Local: Parque da Asa Delta – Lago Sul

Data: 16 a 18 de março

Atrações Culturais: dia 18 de março a partir das 17 horas

 

Programação Cultural

17h – Ritual Mãe D’Água

18h – Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

19h30 – Muntchako

20h30 – Show Omindá – Água da Alma (André Abujamra)