Texto e edição Ascom/Secec.
12/4/2022
11:47:01
Ouça o resumo da notícia
A partir dessa terça-feira (12.4), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) desloca-se para três cidades do Distrito Federal numa ação de descentralização, acesso e democratização cultural. O projeto “Clássicos nas Cidades” nasceu com a vontade de aproximar a população das Regiões Administrativas de Samambaia, Ceilândia e Planaltina da experiência da música clássica, promovida por um dos conjuntos instrumentais mais importantes do país.
“Vamos levar a Orquestra para a estrutura dos equipamentos culturais da Secretaria, sediados nesses territórios. São espaços de representatividade para a população que acolhem produções culturais de qualidade. Deslocar a OSTNCS do Plano Piloto para as cidades é um reflexo da política pública que quer aproximar intensamente o cidadão da arte”, observa o secretário.
A itinerância começa pelo Complexo Cultural Samambaia (CCS) (12, 19 e 26 de abril), segue para Casa do Cantador em Ceilândia (3 e 17 de maio); e fecha no Centro Cultural de Planaltina (10 e 31 de maio). No repertório, Ludwig van Beethoven, com “Abertura Leonora III”; Alexandre Guerra com “Contos para Orquestra” e Wolfgang Amadeus Mozart com “Sinfonia número 40”.
“O conteúdo dos concertos nas RAs contempla a música clássica, mas inclui também os populares temas de filmes, que são uma tradição da OSTNCS”, adianta o maestro Cláudio Cohen.
CIDADES EM FESTA
Complexo Cultural Samambaia
A expectativa é grande nos espaços culturais. No Complexo Cultural Samambaia, a gerente Suellen Christine Rodrigues Sousa comemora a programação: “O CCS comemora a possibilidade de ter uma atração desse quilate em seu equipamento”. Em Planaltina e Ceilândia, os gerentes dos espaços fazem coro:
“A importância do evento potencializa o acesso à cultura e democratiza o conhecimento das diversas linguagens artísticas. Para o Complexo Cultural de Planaltina, receber a Orquestra Sinfônica possibilita um encontro inédito com audiências na periferia do Plano Piloto e contribui para a formação de novos públicos”, contextualiza Júnior Ribeiro.
“Receber a orquestra do Teatro Nacional na casa do Cantador, que é o templo da cultura nordestina, é um privilégio pra nós ceilandenses. Seja bem-vinda”, festeja Zé do Cerrado.
CLÁSSICOS NAS CIDADES
Centro Cultural de Samambaia (12, 19 e 26 de abril)
Casa do Cantador Ceilândia (3 e 17 de maio)
Centro Cultural de Planaltina (10 e 31 de maio)
Sempre às 20h. Entrada franca.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br