Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 18h37 - Atualizado em 18/12/19 às 16h02

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e Ballet de Brasília apresentam o “Quebra Nozes”

COMPARTILHAR

Natal sinfônico acontece de 17 a 21 de dezembro no Cine Brasília

 

O sentimento de Natal ganhará o Cine Brasília aos primeiros acordes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) de 17 a 21 de dezembro. O Natal Sinfônico traz, no repertório, clássicos natalinos e suíte do tradicional Quebra Nozes, de Tchaikovsky (1840-1893), que serão acompanhados pelo corpo de baile do Ballet de Brasília.

 

São 20 bailarinos e convidados especiais que dançarão a estória da personagem Clara e do príncipe Quebra-Nozes no Reino dos Doces, fantasia infantil imortalizada em tantas histórias. “Estamos ensaiando febrilmente três horas por dia há mais de um mês”, conta a diretora artística do Ballet de Brasília, Gisèle Santoro. O trabalho, coreografado pela filha Giselinha, traz em pouco mais de meia hora o segundo ato da obra do compositor russo.

 

A solista que fará o papel da fada açucarada será a brasileira Maria Carolina Marcello, contracenando com o bailarino e professor cubano Luis Ruben Gonzalez no papel do soldado que dá vida ao quebra-nozes. A principal dificuldade de dançar este espetáculo, segundo Gisèle, é a necessidade de versatilidade, pois o balé traz coreografias, passos típicos e músicas regionais de Espanha, Arábia, China e Rússia, por exemplo.

 

O espetáculo terá também outras músicas natalinas, entre clássicos do austríaco Johann Strauss Jr., do norte-americano Leroy Anderson e das trilhas sonoras de filmes que têm como pano de fundo a festa cristã, caso de “O Expresso Polar” (Robert Zemecks, 1995) e de “Frozen” (Chris Buck, Jennifer Lee, 2013).

 

“Não há como fugir do repertório tradicional desse período de festas em todo o mundo”, comenta Claudio Cohen, que regerá a apresentação, com duração prevista de 90 minutos. Ele também explica que para receber a apresentação especial, o cine Brasília passará por modificações temporárias. Serão retiradas as três primeiras filas de assentos para acomodar os músicos da orquestra, deixando o palco para o corpo de baile.

 

Cohen dá uma pista do que será apresentado e convida o fiel público da OSTNCS a comparecer a uma das cinco noites. “O filme Frozen foi lançado em época de Natal, e as crianças gostam muito desta aventura congelante. É certamente atração para toda a família”.

 

Está esgotada a venda on-line pelo aplicativo Sympla. Há ingressos remanescentes para o espetáculo (50 por dia, 25 inteiras e 25 meias), que podem ser adquiridos (dois por pessoa) na bilheteria física do Cine Brasília, em dinheiro ou cartão. A entrada custa R$ 12 a inteira.

 

O espetáculo ficará em cartaz até 21 de dezembro sempre às 20hs.

 

Serviço:

Natal Sinfônico

17 a 21/12 às 20h

Programa

Tchaikovsky, “Suíte Quebra-Nozes” (1892);
Leroy Anderson (1908-1975) “Christmas Festival” (1950) e “Passeio de Trenó” (1948);
Johann Strauss Jr., “Trisch Trasch Polka” (1858), “Danúbio Azul” (1867), “Abertura de O Morcego” (1874)
Alan Silvestri, “Polar Express” (2004)
Christophe Beck, “Frozen” (2013)

Ingressos a R$ 12 (inteira) na bilheteria do Cine Brasília (pagamento em dinheiro, cartões de débito e crédito). Apenas 50 ingressos serão vendidos na bilheteria física (25 meia + 25 inteira) por dia nos dias do concerto. A venda será limitada a dois ingressos por pessoa. Pelo aplicativo Sympla, ingressos esgotados. Não há lugar marcado, as cadeiras serão ocupadas por ordem de chegada.

16h – Abertura da bilheteria
19h15 – Abertura dos portões para acesso prioritário
19h30 – Abertura dos portões para não-prioridades
20h – Início do espetáculo

 

Observações importantes:

 

– A pessoa que comprou pelo sympla precisa fazer o seguinte procedimento para entrar no evento: abrir o aplicativo do Sympla, mostrar seu QR Code no aplicativo e apresentar um documento com nome e foto

 

– Quem comprou meia entrada precisa apresentar o comprovante na entrada da sala

 

  • – Quem tem cartão Ourocard (Banco do Brasil) paga meia entrada.

Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107
Dúvidas e informações: 2017-4030