Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/21 às 15h00 - Atualizado em 7/12/21 às 15h08

Orquestra se apresenta no Museu da República

Texto: Alexandre Freire/ Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

7/12/2021

12:00:22

 

Ouça o resumo da notícia:

 

 

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) entra em dezembro dividida entre as ações no canal do YouTube e a retomada de apresentações presenciais. Há dois concertos marcados. No dia 15.12, para celebrar os 15 anos do Museu Nacional da República, no dia 20.12, um dedicado às comemorações natalinas; Ambos ocorrem às 20h, no auditório do equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O acesso do público será por ordem de chegada.

 

O regente Cláudio Cohen destaca que o mês “será rico no que diz respeito à diversidade de conteúdo musical”. O maestro conta que a sinfônica apresentará obras eruditas de Georges Enescu e Richard Strauss. A Orquestra de Cordas executará clássicos universais de Grieg, Tchaikovsky e Elgar e também clássicos do cinema de Ennio Morricone e Astor Piazzolla. Dezembro termina com os tradicionais temas natalinos.

 

DEZEMBRO MOVIMENTADO

 

Nesta terça (7.12), estreia no canal do Youtube, “Adagietto da Sinfonia nº. 5”, Gustav Mahler. A harpista Cristina Carvalho recorre a uma citação do historiador e especialista na obra do compositor checo-austríaco de origem judaica, Deryck Cooke, para falar sobre essa obra : “O famoso Adagietto para cordas e harpa é um remanso de paz (…) impregnado de um desejo de distanciar-se das tensões e lutas para refugiar-se na solidão interior.”

 

A musicista afirma que “ter a oportunidade de tocar a parte de harpa do ‘Adagietto’  é sempre um presente e um privilégio para qualquer harpista”. Cristina explica que essa é uma obra que exige uma maturidade de todos os músicos que a executam. “Não pela complexidade das notas, mas pelo alto grau de exigência que se impõe a todo o grupo em termos de fraseado, sonoridade e, sobretudo, a habilidade de sentir, respirar e tocar junto de forma extremamente conectada”, elabora.

 

No dia 14/12, será a vez do concerto Antônio Vivaldi, “Concerto para Fagote e Orquestra”, com o

solista no fagote, Sergey Kuunshynshycau, que comanda um dos principais instrumentos de sopro das orquestras modernas e, hoje, amplamente utilizado em solos e prática performática de conjunto.

 

Sergey conta que o instrumento “possui personalidade única, e a versatilidade de seu timbre foi revelada pelas obras de grandes compositores”. Ele cita Mozart, Beethoven, Ravel e Villa-Lobos, entre outros. “O instrumento é capaz de incorporar diversas imagens artísticas e expressar uma grande variedade de emoções”, resume.

 

Na semana seguinte, 21/12, é a vez de Beethoven no “Octeto para sopros Op.103”. O oboísta José Medeiros Rocha Neto comenta sobre a participação no concerto: “Há uma riqueza de timbres. Tem ali oboé, fagote, trompa e clarineta. Não temos flauta, mas temos o brilho do metal da trompa. Os agudos da clarineta e do oboé trazem esse brilho, esse colorido, que sempre chama muito a atenção do público”.

 

A programação se encerra em 28.12 com a apresentação de metais e percussão da OSTNCS.

 

Canal da Orquestra

07/12 – Gustav Mahler, “Adagietto da Sinfonia nº. 5”

14/12 – Antônio Vivaldi, “Concerto para Fagote e Orquestra”

Solista Sergey Kuunshynshycau

21/12 – L.V.Beethoven, “Octeto para sopros Op.103”

28/12 – Apresentação de Metais e Percussão da OSTNCS.

 

Presenciais

15/12 – Concerto de Aniversario do Museu da República

Auditório do Museu Nacional da República, às 20hs, acesso gratuito por ordem de chegada a partir das 19h30.

Georges Enescu, “Decteto para instrumentos de sopro”

Richard Strauss, “Serenata Op.4 para instrumentos de sopros”.

Sopros da OSTNCS

 

20/12 – Concerto de Natal

Auditório do Museu Nacional da República às 20hs, acesso livre por ordem de chegada meia hora antes.

Obras de Edvard Grieg, Tchaikovsky, Edward Elgar, Ennio Morricone, Astor Piazzolla, Johann Strauss.

OSTNCS

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br