Texto e edição: Ascom Secec
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) vai prestigiar o público, a partir desta terça-feira (10/1), com destaques de concertos apresentados durante o ano passado. O equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) aproveita o mês de janeiro, em que os músicos estão em férias coletivas, para disponibilizar performances marcantes de 2022 em seu canal no YouTube.
Maestro Cláudio Cohen (Foto: Marcelo Dischinger)
“Retomamos as publicações no nosso canal de YouTube, celebrando os 125 anos em 2023 do nascimento do compositor norte-americano George Gershwin (1898-1937) em uma de suas obras primas, ‘Rapsódia em Blue'”, atração do dia 10, explica o regente da OSTNCS, Cláudio Cohen. “Gershwin foi um gênio que soube mesclar de forma magistral os elementos da música clássica e o jazz, como vocês poderão conhecer ou ouvir de novo”.
O solo da música de Gershwin, que já foi filme em 1945 (Irving Rapper) e trilha sonora do cult “Manhattan” (1979, Woody Allen), é da pianista russa naturalizada norte-americana Ksenia Nosikova. Junto com a filha violinista, a estadunidense Katya Moeller, formam o “Duo Avita”, que já se apresentou por diversos países com sucesso de público e crítica.
“Katya é um daqueles raros talentos que proporciona grande satisfação de ouvir, dona de uma técnica sólida e uma musicalidade grandiosa. Foi uma grata surpresa para todos nós”, emenda Cohen.
No dia 17, será possível conferir o virtuosismo da jovem violinista na execução do “Concerto para Violino e Orquestra Op.14”, do também norte-americano Samuel Barber (1910-1981). “A obra de Barber é um desafio não só para a solista, mas também para a Orquestra que desempenhou com grande eficiência esse papel”, recomenda o maestro.
O penúltimo concerto de janeiro reúne mãe e filha no “Concerto Duplo para Violino e Piano em Ré Menor”, de Felix Mendelssohn (1809-1847). “É uma peça leve e divertida, que exibe a qualidade da escrita do compositor do romantismo alemão. As solistas atuam de forma brilhante”, recomenda o maestro.
Para fechar o mês, no dia 28, está programada uma obra prima do expressionismo alemão do início do século passado, “Noite Transfigurada Op. 4” de Arnold Schoenberg (1874-1951), representante do dodecafonismo, ainda que essa composição seja anterior à inovação que marcou a música clássica.
“A obra apresenta o diálogo entre dois amantes durante uma caminhada à luz da lua, tem uma grande complexidade tanto no seu discurso musical quanto na dificuldade da performance”, afirma Cohen. O concerto foi executado no Museu Nacional da República em março de 2022.
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Foto: Marina Gadelha
Programação no canal do Youtube da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em janeiro
Dia 10/01
George Gershwin – Rapsódia em Blue
para Piano e Orquestra
Solista – Ksenia Nosikova
Maestro Cláudio Cohen
Gravado em julho de 2022 no Cine Brasília
Dia 17/01
Samuel Barber – Concerto para Violino e Orquestra Op.14
Solista – Katya Moeller
Maestro Cláudio Cohen
Gravado em julho de 2022 no Cine Brasília
Dia 24/01
Felix Mendelssohn – Concerto Duplo para Violino e Piano em Ré Menor
Solistas
Ksenia Nosikova (piano)
Katya Moeller (violino)
Maestro Cláudio Cohen
Gravado em julho de 2022 no Cine Brasília
Dia 31/01
Arnold Schoenberg – Noite Transfigurada Op.4
Maestro Cláudio Cohen
Gravado em março de 2022 no Museu Nacional da República
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br