Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/18 às 15h21 - Atualizado em 20/11/18 às 11h23

Orquestra do Teatro Nacional recebe Bahman Saless e Szymon Nehring

COMPARTILHAR

 

 

 

 

 

Maestro norte-americano e pianista polonês marcam presença no concerto sinfônico
desta terça-feira (20/11) no Cine Brasília

 

 

 

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro volta a se apresentar no Cine Brasília (106/107 sul) nesta terça-feira (20), às 20h. O concerto, realizado em parceria com a Embaixada da Polônia, será marcado pela presença de dois convidados internacionais: o maestro norte-americano Bahman Saless e o pianista polonês Szymon Nehring.

 

No repertório, o público poderá conferir clássicos dos compositores Johannes Brahms, Frédéric Chopin e Antonín Dvorák. A apresentação iniciará com a Abertura do Festival Acadêmico, Op. 80, de Brahms. Em seguida, o público poderá acompanhar a execução do Concerto para Piano nº 1, Op. 11, de Chopin, com solo do pianista Szymon Nehring. Para encerrar a noite, os músicos da Orquestra Clauido Santoro vão tocar a Sinfonia nº 8, Op. 88, de Dvorák.

 

Bahman Saless – Nascido no Iran e naturalizado norte-americano, Bahman Saless é regente titular da Boulder Chamber Orchestra, desde sua fundação há 12 anos, no estado do Colorado (Estados Unidos). Violinista e compositor experiente, Salles tem na sua carreira uma passagem importante pela indústria cinematográfica, com composições de trilhas sonoras para diversos documentários e filmes produzidos em Hollywood.

 

Ainda hoje atua como professor do International Conducting Institute (ICI), do qual é membro fundador, realizando workshops para jovens regentes de diversos países com o objetivo de difundir as práticas e conhecimentos de maestros e diretores artísticos de grande prestígio internacional. Além da Bouder Chamber Orchestra, Bahman Sales, costuma conduzir com frequência concertos da Martinu Philharmonic, Astoria Symphony, Timberline Symphony, Zlin Symphony, Rond Rock Symphony Orchestra e Boulder Philharmonic Orchestra.

 

Szymon Nehring – Aos 23 anos, Szymon Nehring é considerado um dos mais talentosos e promissores pianistas poloneses da atualidade. Na sua trajetória artística, tem colecionado vários prêmios importantes, entre eles duas edições do Master de Piano Internacional Arthur Rubinstein (2014 e 2017). O concurso realizado em Tel Aviv (Israel) é uma das mais consagradas competições de piano do mundo. Em 2016, lançou dois álbuns musicais intitulados Chopin’s Piano Concertos, com a Orquestra Sinfonietta Cracovia. Szymon Nehring vem consolidando a sua carreira internacional, com apresentações em vários países, como Rússia, China, Itália, Israel, Argentina, Brasil e Estados Unidos.