30/08/19 às 15h07 - Atualizado em 30/08/19 às 15h07

Orquestra do Teatro Nacional apresenta clássicos da América Latina e Caribe

Concerto é parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e grupo de embaixadas regionais, Grulac

Uma viagem pelo que há de mais representativo da música clássica da América Latina e Caribe estará em pauta no concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro nesta terça (3/9).

“Para o público será uma oportunidade rara a de apreciar, em conjunto, as características de diversas culturas musicais em sua riqueza e diversidade. Vale a pena conferir”, afirma o maestro Cláudio Cohen, que regerá a apresentação.

O concerto de terça-feira é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e o Grupo de Embaixadas dos Países da América Latina e Caribe (Grulac), formação regional de países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação, que inclui, por exemplo, como representante do Brasil, o clássico de Villa-Lobos “Bachianas Brasileiras nº 9”, e traz também, entre outras, famosas músicas hondurenhas, no “Popurri Catracho” e o tango “Garufa” (Roberto Fontaina, Víctor Soliño e Juan Antonio Collazo).

Destaque também para a peça “Concertino para Clarineta e Orquestra” de Júlio Racine, dedicado ao clarinetista venezuelano Jorge Montilla. A obra é uma homenagem aos mortos no terremoto no Haiti em 2010. “Teremos nessa obra a participação de Marcos Cohen, 1º solista de clarineta da orquestra”, comenta o maestro da OSTNCS.

“Jorge Montilla, o clarinetista para quem a peça foi escrita, é um amigo querido e foi meu professor em Boston (EUA) uns anos atrás”, conta Marcos. “A obra é muito bonita e inédita aqui em Brasília”, recomenda.

Concerto com Embaixadas dos Países da América Latina e Caribe (Grulac)
Villa-Lobos – “Bachianas Brasileiras nº 9‬” (Brasil)
‪Lorenzo Fernandez – “Batuque”‬‬‬ (Brasil)
‪Roberto Fontaina, Víctor Soliño e Juan Antonio Collazo – ”Garufa” (Uruguai‬‬‬)
‪Anthony “Gabby” Carter – “Emmerton‬‬‬” (Barbados)
‪Pancho Lara – “El Carbonero” ‬‬‬( El Salvador)
‪Moisés Simons – “El Manisero”‬‬‬ (Cuba)
‪Júlio Bueno – “Andarele”‬‬‬ (Equador)
‪Justo Santos – “Mora Limpia”‬‬‬ (Nicarágua)
‪Júlio Racine – “Concertino para Clarineta e Orquestra” ‬‬‬(Haiti)
‪Jon Williams – “Marley Symphony no.1‬‬‬” (Jamaica)
‪Rafael Solano – “Por Amor” (República Dominicana) ‬‬‬
‪Solista: Marcos Cohen‬‬‬
‪Maestro: Cláudio Cohen‬‬‬

Data: 3 de setembro
Acesso e hora: Entrada franca por ordem de chegada até a lotação do espaço. Os portões são abertos às 19:15 para idosos e pessoa(s) com deficiência e às 19:30 para o público em geral. Concerto começa às 20h.
Local: Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107
Dúvidas e informações: 2017-4030