Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/02/23 às 11h12 - Atualizado em 6/02/23 às 14h33

Orquestra dá início à temporada 2023

Texto: Alexandre Freire. Edição: Déborah Gouthier/Ascom Secec

 

Orquestra Sinfônica se apresentando no palco do Teatro Plínio Marcos

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Foto: Hugo Lira

 

No mês do Carnaval, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre os trabalhos da temporada 2023 com três concertos. As já tradicionais apresentações acontecem no Teatro Plínio Marcos, às terças-feiras, com exceção do dia 21, com justa pausa para a festa popular. Os amantes da música clássica poderão voltar a se encontrar com obras da transição do classicismo para o romantismo, nas composições de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e revisitar também o romantismo norueguês de Edvard Grieg (1843-1907).

 

“A temporada de 2023 será muito rica e cheia de novidades. Faremos um ciclo completo das sinfonias e concertos de Beethoven, iniciando em fevereiro com as sinfonias números 1, 2 e 3. Nos meses seguintes teremos solistas importantes, como o pianista Eduardo Monteiro e o violinista alemão Oscar Bohorquez, apresentando obras do compositor alemão”, adianta o regente da OSTNCS, Claudio Cohen.

 

O primeiro concerto do ano traz o Ciclo Beethoven 2023, com a Abertura Egmont Op. 84 e as Sinfonias nº 1 e nº 2. As composições do germânico, que é um dos mais renomados e reconhecidos do mundo, retornam aos palcos do Teatro Plínio Marcos no dia 28, agora com a Abertura Leonora III e a Sinfonia nº 3, sempre com a regência de Cohen.

 

Além disso, a partir de agora, toda sexta-feira um novo vídeo será publicado no canal do Youtube da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, revendo grandes momentos de apresentações anteriores do grupo.

 

Mulher branca, de vestido preto e laço no pescoço, em frente a um piano

Pianista Anastasiya Evsinaj. Foto: Svetlana Pavlova

BOAS NOVAS

A novidade da temporada será a série Os Compositores, na qual a sinfônica homenageará diversos compositores da música de concerto, possibilitando ao público um aprofundamento em linguagens musicais menos divulgadas. A série começa neste mês de fevereiro com Grieg e terá a pianista russa Anastasiya Evsina como solista do Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor, que será apresentado em 14/02. A série prevê ainda concertos dos compositores Claude Debussy, Jean Sibelius, Sergei Rachmaninov, Claudio Santoro e Carlos Gomes, entre outros.

 

Anastasiya Evsina conta que Grieg escreveu seu concerto para piano quando tinha apenas 24 anos, durante férias de verão na Dinamarca. “Esta peça exprime pura emoção, escrita em momento muito feliz do compositor, associado ao seu recente casamento e ao nascimento da sua filha”. Segundo a musicista, o concerto é uma das principais composições do romantismo. “O uso de técnicas de piano, tais como notas duplas, passagens virtuosas por todo o teclado, oitavas e cordas brilhantes dão continuidade à tradição de Liszt, a quem Grieg admirava muito e respeitava”, relata ela.

 

A pianista explica que, “no concerto de Grieg, o lirismo e as cores únicas da Europa do Norte o distinguem das peças românticas de compositores da parte central do continente, por não ter os sentimentos pesados, por vezes trágicos ou inconsoláveis”. Ainda discorrendo sobre a obra do norueguês, a pianista afirma que Grieg “demonstra uma espécie de sabedoria ao lidar com a tristeza”.

 

A pianista afirma ainda que se apaixona pelas partes líricas: “Meu coração se emociona com cada mudança de harmonia. Por meio da música, imagino estar pintando paisagens majestosas de enormes lagos frios e montanhas. Nas partes virtuosas da dança, vislumbro os desafios técnicos não como obstáculos, mas como meios para a criação. A combinação de piano com orquestra é mágica. Os momentos de passagens de piano junto com ‘tutti’ orquestral são especialmente empolgantes”.

 

Anastasiya Evsina dá concertos ao redor do mundo. Já se apresentou nos mais prestigiosos espaços, como Tokyo Opera City Recital Hall e Minato Mirai Recital Hall em Yokohama, o Palácio Nacional da Cultura em Sofia, o Conservatório Tchaikovsky em Moscou, o Centro Cultural em São Paulo e a Fundação Eva Klabin no Rio de Janeiro. Ela começou a tocar piano aos quatro anos de idade e completou seu mestrado em piano solo no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e em música de câmara na Academia Gnessin, depois de se formar na mesma instituição com Menção Honrosa. Em Brasília, já fez apresentações radiofônicas e promoveu master classes com músicos e professores da Universidade de Brasília. É autora de livros sobre técnicas do piano.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Concertos da OSTNCS – fevereiro de 2023

Regência Maestro Cláudio Cohen

Local: Teatro Plínio Marcos – Eixo Cultural Ibero-americano

Horário: 20h

Entrada franca, sujeita à lotação do espaço

 

07/02 – Ciclo Beethoven 2023

Ludwig van Beethoven

Abertura Egmont Op. 84

 

Sinfonia nº 1 em Dó Maior Op. 21

I.Adagio molto – Allegro con brio

II.Andante cantabile con moto

III.Menuetto – Allegro molto e vivace – Trio

IV.Finale – Adagio – Allegro molto e vivace

 

Sinfonia º 2  em Ré Maior Op. 36

I.Adagio molto – Allegro com brio

II.Larghetto

III.Scherzo – Allegro

IV.Allegro molto

 

 

14/02  – Série Os Compositores

Edvard Grieg

Holberg Suite Op. 40

I.Praeludium – Allegro vivace

II.Sarabande – Andante

III.Gavotte – Allegretto

IV.Air – Andante religioso

V.Rigaudon – Allegro con brio

 

Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor

I.Allegro molto moderato

II.Adagio

III.Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante Maestoso

Solista – Anastasiya Evsina

 

Peer Gynt Suite nº1 Op. 46

I.Morning – Allegretto pastorale

II.The death of Ase – Andante doloroso

III.Anitra’s dance – Tempo di Mazurka

IV.In the hall of the mountain king – Alla marcia e molto marcato

 

 

28/02 – Ciclo Beethoven 2023

Ludwig van Beethoven

Abertura Leonora III Op. 72b

Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior Op. 55 ‘Eroica’

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br