Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/19 às 0h53 - Atualizado em 6/03/19 às 12h07

O carnaval do Distrito Federal segue arrastando foliões

COMPARTILHAR

O carnaval do Distrito Federal segue arrastando foliões para as ruas em todo os cantos da cidade. Só neste domingo (03), mais de 10 eventos apoiados pela Secretaria de Cultura levaram diversão e serviços para a população.

 

No Sol Nascente a festa começou ainda pela manhã. Cursos oferecidos na carreta palco montada na cidade levaram capacitação para a pulação local dentro do projeto Carnaval Social, projeto do Governo do Distrito Federal. O governador em exercício Paco Britto e o secretário de Cultura, Adão Cândido, acompanharam de perto a ação, que contou com brincadeiras para as crianças e diversas atrações artísticas.

 

Adriana Oliveira, moradora do Trecho 3 da cidade destacou a qualidade do evento que, segundo ela, leva pela primeira vez opções de lazer ao local. “O Sol Nascente nunca teve um evento pensando na comunidade. É preciso que esse tipo de ação aconteça mais vezes”. Para o administrador regional José Goudim, a presença da Secretaria de Cultura na comunidade reforça o compromisso em promover a difusão cultural. “Esse povo precisa de Cultura, e isso faz as pessoas sorrirem e acreditarem que existem oportunidades para elas”, comemora.

 

Outros grandes eventos movimentaram a cidade, como a Baratona e Raparigueiros, que saiu no Setor Carnavalesco do Estádio Nacional, estrutura montada pela Secretaria de Cultura para abrigar os megablocos. No local, além da presença de órgãos do governo como Secretaria de Saúde, Delegacia da Mulher, Secretaria de Segurança Publica e Serviço de Limpeza Urbana, há mais de 100 banheiros, incluindo para portadores de necessidades especiais e praça de alimentação.

 

A proposta gradou a técnica de enfermagem Cláudia Ramos, que acompanha o bloco há mais de dez anos. Segundo ela, a organização em 2019 trouxe mais segurança aos foliões, que podem brincar com tranquilidade. “A presença da Polícia este ano está mais visível desde a entrada. Agora, é só acompanhar o trio e curtir a música”.

 

No bloco As Montadas, que aconteceu no Setor Bancário Norte milhares de pessoas pularam o Carnaval com shows de artistas drag queen da cidade . Para a organizadora Ruth Venceremos, do Distrito Drag, a importância desse bloco também é de combate ao preconceito. ” O bloco é um esforço coletivo de artistas drag queen para botar na rua um bloco LGBT no contexto de um país que mais mata pessoas LGBT, então estamos na rua para celebrar a vida e a diversidade”, conclui.

 

 

O Secretário de Cultura, Adão Cândido, ressaltou a qualidade das festas carnavalescas que têm mostrado organização e conforto. “Estreamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho integrado entre Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Cultura, que tem levado uma experiência positiva aos foliões”, garantiu.

Conforto e Segurança

 

No carnaval do conforto e da segurança, o governador Paco Britto e o secretário de Cultura visitaram as instalações do Centro Integrado de Operações de Brasília, que cuida do monitoramento de toda a cidade. Em grandes telões, eles conseguem observar a movimentação por meio de 456 câmeras instalado em toda a cidade.

 

Para o carnaval, uma operação especial envolvendo diversos órgãos de segurança e mobilidade urbana monitora os principais eventos em tempo real. Segundo o governador Paco Britto, o Distrito Federal está avançado na proteção dos cidadãos. “A tecnologia utilizada hoje, de ponta, faz com que estejamos muito bem preparados para defender os cidadãos de Brasília˜.