Novos registros somam 3.341, num total de 5.237 válidos
Texto e Edição: Ascom Secec
O Cadastro de Entes e Agente Culturais (CEAC) recebeu 3.341 novas inscrições este ano, até o momento (23/5), num crescimento exponencial mês a mês desde janeiro. Hoje, ao todo, são 5.237 registros válidos no banco de dados da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o que representa um incremento de 64%, em 2023, de pessoas que podem concorrer aos fomentos públicos para o setor.
Para quem não sabe, o CEAC é relação de artistas, produtores e entidades culturais do DF. Além de ser uma fonte de informação para mapeamento da cadeia produtiva na cultura local, o registro habilita operadores da cultura a concorrer aos editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
“Vemos com satisfação o aumento de agentes culturais interessados, o que reflete a probabilidade de os recursos chegarem a mais pessoas, um dos objetivos da secretaria”, diz o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro.
As inscrições são mantidas abertas durante todo o ano, ainda que o Conselho de Cultura possa definir uma data limite para solicitação de novos cadastros ou renovações. O CEAC é válido por dois anos. Há cerca de 11 mil registros entre os válidos e os que precisam de atualização.
A página do cadastro com FAQ para os interessados pode ser aberta aqui. Um vídeo no YouTube também traz esclarecimentos sobre o tema. Assista!
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br