Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/21 às 9h51 - Atualizado em 10/03/21 às 14h36

Nota de Pesar/ Mano

COMPARTILHAR

Ascom/Secec
10.03.21
09:00:01

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lamenta a morte de Mano, baterista e fundador da banda Trem das Cores, um dos primeiros grupos a trazer a axé music para o Distrito Federal, na virada dos anos 1980 para 1990.

 

“Mano e o Trem das Cores influenciaram fortemente o carnaval de rua de Brasília, colocando o trio no chão do DF. Perdemos, para esta doença terrível, mais um artífice da nossa história popular”, lamentou o secretario de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrgues,

 

Como musicista, Mano (como era conhecido artisticamente João Bento dos Santos Filho), tocou com artistas do porte de Alceu Valença e Gilberto Gil, além de acompanhar a Banda Mel e o Olodum em shows. A axé music do DF feita pelo Trem das Cores fez apresentações em programas como o do Raul Gil e influenciou o surgimento de outros grupos locais, como as bandas Magia e Imagem.

 

Defensor da democratização da cultura, Mano levou o trio elétrico para as Regiões Administrativas num tempo em que esses espaços estavam fora dos objetivos da política pública do DF. Foi, portanto, um dos defensores do carnaval de qualidade nas periferias do DF.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br