Parceria Brasil-Holanda relata histórias de paz e justiça no Holocausto
O Museu da República recebe, até 5 de janeiro, a exposição “Brasil & Holanda – Paz e Justiça – Refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor”, resultado de uma parceria entre os dois países para mostrar histórias de vítimas do Holocausto.
Entre os temas, a exposição “Anne Frank: uma história para hoje”, que conta a vida de uma das mais notórias vítimas do Holocausto, Anne Frank.
Anne narrou em seu diário os dramas e acometimentos pessoais e de sua família de origem judaica durante a Segunda Guerra Mundial. Esta história serve de lição para o mundo como prevenção de atrocidades e impunidades.
O projeto chega à Brasília com o intuito de promover uma interlocução entre os acontecimentos do passado e a realidade vivida no mundo atual, por meio de uma reflexão crítica.
A exposição já foi vista por mais de 14 milhões de pessoas em 90 países ao redor do mundo, e mais de 500 mil visitantes na América Latina.
Ela apresentará a trajetória do Maurício de Nassau e sua influência no Brasil no século 17, de Anne Frank e o Holocausto na Europa, e, por último, da Cidade de Haia, na Holanda, que abriga os Tribunais Internacionais de Justiça cuja meta é a preservação dos Direitos Humanos e o respeito aos acordos internacionais.
O trabalho é uma é uma iniciativa da Embaixada dos Países Baixos em Brasília e realização do Museu Nacional da República, Casa Anne Frank, Plataforma Brasil Holanda e Instituto Plataforma Brasil.
Exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça – Refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor
Local: Museu da República
Visitação: de 12 de dezembro de 2013 a 05 de janeiro de 2014. De terça à domingo, das 09hs às 18h30. Entrada Franca.
Mais informações: Caína Castanha – (61) 8100-2753 / Mariana Leal – (61) 9988-5102
imprensa@gritocomunicacao.com