12/07/19 às 17h21 - Atualizado em 12/07/19 às 17h21

Museu do Catetinho comemora sucesso do projeto “Territórios Culturais”

O Museu do Catetinho encerrou o semestre com um número expressivo de ações educativas com alunos das escolas públicas do Distrito Federal. O projeto “Territórios Culturais” é fruto do programa “Cultura Educa”, parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) com a Secretaria de Educação que realiza passeios educativos nos equipamentos culturais do DF.

Este projeto atende ao disposto na Lei 4.920, de 21 de agosto de 2012, que prevê o acesso dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal ao patrimônio cultural e natural do Distrito Federal como estratégia de educação patrimonial e ambiental.

No caso do Museu do Catetinho, a construção de Brasília entra na grade curricular dos alunos do 4º ano do ensino fundamental do DF e a saída de campo se tornou uma aula prática sobre período, batendo o recorde de visitação no ultimo semestre, contabilizando cerca de 7 mil alunos de fevereiro até julho de 2019.

De acordo com o coordenador do projeto no Catetinho, Victor Vale, o projeto integra as escolas com o patrimônio cultural do Distrito Federal, trabalhando Interação, descoberta e conscientização, compreendendo o contexto histórico da época em que foi construída a primeira morada oficial de Juscelino Kubitschek, durante a construção de Brasília.

Para o professor, o Catetinho é um ambiente propício à introdução de educação ambiental, patrimonial e histórica de Brasília. “Durante a visita guiada, fazemos trilhas sensoriais sobre a área de preservação pelos arredores do equipamento”, conta.

As agendas para o próximo semestre começam em agosto e poderão ser feitas previamente pelas coordenações das escolas via e-mail, onde cada turma pode escolher um tipo de roteiro para a realização do passeio.

Os centros de ensino podem optar pelos seguintes trajetos: Palácio do Catetinho, Nascente Tom Jobim e Casa velha da Fazenda Gama. Os atendimentos acontecem de terça a sexta nos turnos matutino e vespertino, mas podem variar a depender da programação de cada museu ou espaço.

Projeto Territórios Culturais

Museu do Catetinho