Governo do Distrito Federal
10/01/22 às 16h55 - Atualizado em 11/01/22 às 11h23

Mulheres Criativas cria 1000 vagas em cursos

Texto e edição: Ascom/Secec

11.01.22

11:00:00

 

Ouça o resumo da notícia

 

Com termo de fomento de R$ 830 mil gestado na Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com a instituição Cresce DF, Mulheres Criativas aposta no empreendedorismo feminino para capacitar, ao menos, mil mulheres residentes do Distrito Federal. São dez cursos de 40 horas formativas. O projeto gera 50 empregos diretos e 100 indiretos.

 

 

foto: Marina Gadelha - Secec/DF

“É uma preocupação da Secec fomentar projetos com essa natureza formativa e de impacto na cadeia da economia criativa. São oportunidades que são oferecidas para a força da mão de obra feminina do DF, que impacta nos núcleos familiares”, aponta o secretário em exercício, Carlos Alberto Jr.

 

 

Com transmissão ao vivo pelo YouTube do projeto, os cursos oferecidos são para formação de influencer, confeitaria artística, designer de sobrancelhas, estética, design de moda, penteados artísticos, maquiagem, decoração, fotografia e criação de lojas virtuais. A iniciativa nasceu da observação e pesquisa da Associação Cresce-DF ao perceber a defasagem formativa de mulheres, em comunidades vulneráveis, no mercado da economia criativa, em setores como moda e comunicação.

 

“É uma percepção de mercado em cursos estratégicos e no formato online para mulheres de todas as idades. Da formação de influencer à criação de lojas virtuais, passando por estética e design de moda, vamos oferecer uma capacitação dividida em dois módulos: básico e específico”, conta Everson Belarmino, um dos coordenadores do projeto.

 

Os cursos começam dia 17 de janeiro e seguem até 30 de abril. As inscrições podem ser feitas até 17.1 e são exclusivas para moradoras do DF. Garantem certificado e única exigência é de que a participante tenha, no mínimo, 16 anos. No entanto, pessoas de qualquer parte do mundo podem assistir às aulas pela plataforma.

 

Inscrições

 www.mulherescriativas.com.br

 

Ao final, Everson acredita que mais de mil mulheres estarão treinadas, já que a plataforma YouTube tem livre acesso, fortalecendo assim o empreendedorismo feminino na capital federal.

 

“Somos uma rede que tem muitos contatos e vamos disponibilizar o banco de mulheres para empresas parceiras. Acreditamos muito que as mulheres participantes poderão alcançar a sua autonomia socioeconômica e desenvolver novas habilidades profissionais”.

 

Everson conta que a gravação das aulas ficará disponível para todas as alunas que poderão assistir novamente e também revisar conteúdos .

 

“Além disso, ao decorrer do projeto, terá disponível um estúdio móvel onde serão realizados 13 programas de podcasts com a presença de mulheres criativas das suas respectivas comunidades, que contarão suas experiências, histórias de mulheres de superação, de garra e inspiração”, adianta.

 

Serviço
Mulheres Criativas

inscrições abertas:
Execução: 17 de janeiro a 30 de abril de 2022
Informações: (61) 98143-5757