17/05/19 às 17h25 - Atualizado em 22/05/19 às 16h15

Mostra do Cinema Italiano é destaque no Cine Brasília

Brasileiro “Mormaço” entra em cartaz; “Poeira e Batom” volta à tela

O cinema italiano contemporâneo toma o lugar na tela do Cine Brasília com a mostra “Fare Cinema”, trazendo cinco filmes de 2016, num breve panorama do que é sucesso na península. Os filmes serão exibidos sempre às 20 horas, com entrada franca, numa parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e a Embaixada da Itália. Nos demais horários (16h e 18h), com cobrança de ingresso, estreia o brasileiro “Mormaço” e volta a ser exibido o documentário “Poeira e Batom”. Confira abaixo programação, fichas técnicas e sinopses abaixo.

DATA: de 22 a 26 de maio de 2019

LOCAL: Cine Brasília

HORÁRIO: 20hs

Programação:

22/5 – “Funcionário do Mês”

23/5 – “Veloz como o vento”

24/5 – “Fiore”

25/5 – “Loucas de Alegria”

26/5 – “Belos sonhos”

Fichas técnicas e sinopses:

“Funcionário do mês” (Original: Quo Vado?)

De Gennaro Nunziante (Comédia, 2016, Itália, 86 minutos, 14 anos)

Sinopse: Sucesso de bilheteria do ator Checco Zalone em seu país, o filme aborda “os muitos vícios e as poucas virtudes dos italianos”, afirma a apresentação da película, o que deve gerar identificação para o público brasileiro.

“Veloz como o vento” (Original: Veloce come il vento)

De Matteo Rovere (Drama, 2016, Itália, 118 minutos, 14 anos)

Sinopse: A jovem piloto Giulia De Martino (Matilda De Angelis) é uma promissora condutora de carros de corrida, que conta para entrentar o Campeonato GT aos 17 anos o irmão Loris (Stefano Accorsi), ex-piloto falido e toxicodependente, mas dotado de grande talento para o automobilismo. A crítica elogiou roteiro e interpretações.

“Fiore” (título original)

De Claudio Giovannesi (Drama, 2016, Itália, 110 minutos, 14 anos)

Num centro de acolhimento infantil, Daphne (Daphne Scocdia), apreendida por roubo, se apaixona por Josh (Josciua Algeri). Na prisão  o amor está proibido  e a relação deles  pode viver somente através  dos olhares de uma cela a outra. Trata-se de uma leitura sensível sobre o desejo de amor adolescente e a força de um sentimento que desafia as leis.

“Loucas de Alegria” (Original: La pazza gioia)

De Paolo Virzì(Drama “road movie”, 2016, Itália, 118 min, 14 anos)

Sinopse: Virzì volta à sua amada Toscana com uma história de mulheres,loucura e amizade através de um conto que combina ironia, bom humor e drama. Um filme que anda com equilíbrio entre as diferentes temperaturas emotivas, graças à sensibilidade e à participação do diretor sempre perto do destino dos personagens que leva para a tela.

“Belos sonhos” (Original: Fai bei sogni)

De Marco Bellocchio (Drama, 2016, Itália, 134 minutos, 14 anos)

Sinopse: Depois de  ter  atravessado uma infância difícil, o jornalista Massimo continua a conviver com a lembrança horrível da mãe desaparecida. Um peso que somente através da compreensão e da abertura poderá ser resolvido. Marco Bellocchio transpõe o best seller de Gramellini com grande empatia e a ótima interpretação de Valerio Mastandrea.

Programação comercial, com cobrança de ingressos (22 a 29 de maio)

“Mormaço”

De Marina Meliande (Drama, 2018, Brasil, 96 minutos, 14 anos)

Sinopse: Ana (Marina Provenzzano), uma jovem advogada que trabalha em uma comunidade do Rio de Janeiro, assolada pela especulação imobiliária que atinge níveis extremos às vésperas das Olimpíadas de 2016, e que acaba de iniciar um romance inesperado, começa a sentir sintomas de uma doença misteriosa, que vai tomando seu corpo e seu espírito.

“Poeira e Batom”

De Tânia Fontenele (Documentário, 2010, Brasil, 58 minutos, 14 anos)

Sinopse: O filme mostra a participação das mulheres no processo inicial da nova capital do Brasil, construída no centro do país entre 1956 e 1960. Apresenta relatos de 50 mulheres que trabalhavam em vários ofícios como: lavadeiras, professoras, cozinheiras, prostitutas, engenheiras, dentre outras profissões. O filme apresenta de forma inédita o protagonismo feminino na história da cidade e recupera as memórias femininas da construção da capital.

Programação do Circuito Comercial (22 a 29 de maio), com cobrança de ingresso.

Dia 22, quarta-feira

Dia 23, quinta-feira

Dia 24, sexta-feira

Dia 25, sábado