22/04/18 às 1h49 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Mistura de ritmos para comemorar os 58 anos de Brasília

O forró eletrônico de Xand Avião e o samba-funk da Preta Gil deram o tom da festa que reuniu 20 mil pessoas na Esplanada

Uma comemoração eclética com a diversidade de ritmos, cores e sotaques que caracteriza a aniversariante. Os 58 anos de Brasília foram celebrados ao som de muito samba, forró e funk na noite deste sábado (21). Desde às 18h até 23h30, cerca de 20 mil pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios para curtir os shows de Preta Gil, Xand Avião e atrações da cidade.

Às 18h, em ponto, com chapéu de cangaceira e triângulo na mão, a arretada Sabrina Vaz abriu a festa mostrando que o caldeirão cultural de Brasília tem forró pé de serra da melhor qualidade. “Uma festa linda e diversa. O público cantou do início ao fim com muita alegria”, afirmou. Em seguida, foi a vez da escola de samba mais antiga da capital subir ao palco para entoar sambas enredo históricos e sucessos de grandes compositores da música popular brasileira como Jorge Ben Jor e Tim Maia. A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) levou para festa 20 integrantes, entre ritmistas, passistas, intérpretes, mestre sala e porta bandeira. “Uma honra participar dessa festa e celebrar uma história que ajudamos a construir. Hoje estamos aqui representando todas as escolas de samba de cidade”, disse Moacyr Oliveira, o Moa, presidente da agremiação.

Nos intervalos dos shows o DJ Emídio fez o público manter o pique, com remixes de funk e música eletrônica. As três atrações locais foram selecionadas por meio de um chamamento público realizado pela Secretaria de Cultura para reforçar a programação do 58º Aniversário de Brasília. Ao todo, foram escolhidos seis grupos musicais e dois DJs que vão se apresentar nos palcos da Esplanada e Funarte, neste fim de semana. “Os artistas locais não poderiam ficar de fora da festa e o chamamento público é uma forma democrática de dar oportunidade aos talentos da cidade”, resume a cantora Sabrina Vaz.

Às 20h, Preta Gil assumiu o palco da Esplanada dos Ministérios com todas as cores do seu mais recente trabalho e também os sucessos já consagrados. Uma mistura de samba, funk e axé que fez o plateia sair do chão. A cantora carioca contou que tem uma afinidade especial por Brasília. “Brasília tem um atmosfera especial, mística. Aqui eu eu me sinto em casa. Sou apaixonada por essa cidade. Todos os meus projetos são sempre muito bem recebidos pelo público da capital”, ressaltou.

A diversidade de estilos das atrações musicais conquistou o público. “Aqui a diversão está ótima. Eu venho em todos os eventos para aproveitar a cidade. A mistura do cardápio musical ficou muito legal”, disse o brasiliense Herivelto Oliveira, que veio curtir com a família.  “A festa está muito organizada. Eu gosto de todos os tipos de música. Adoro a Preta Gil, ela é maravilhosa, e também gosto muito do Xand Avião”, disse Ana Beatriz Correa.

Para Davi Ferraz, 14 anos, a festa teve um encanto especial. O adolescente, que mora no Recanto das Emas, veio especialmente para o show da Preta Gil e realizou o sonho de cantar com ela no palco. “Eu amo a Preta, ela me inspira e eu tive a alegria de conhecê-la hoje e cantar com ela. A música dela me dá a força que às vezes eu não tenho”, explicou entusiasmado.

Para fechar a noite, Xand Avião, um dos mais aclamados representantes da música nordestina. No repertório, antigos sucessos da banda Aviões do Forró e também músicas do mais recente trabalho solo do artista, entre elas Faz o X e Inquilina. O show seguiu até 23h30 com a plateia animada cantando as letras de cor. “Brasília tem um significado muito forte pra mim. É cidade brasileira onde minha música é mais tocada. Estar aqui comemorando essa data maravilhosa foi um presente para mim. Sem contar que a cidade tem um formato de avião. Tudo a ver comigo”, brincou.

E a festa não acabou

Neste domingo (22), a comemoração dos 58 anos de Brasília continua na Esplanada, a partir das 16h, com um encontro histórico de grandes nomes do hip-hop brasileiro. Dividem o palco os rappers GOG, X Câmbio Negro e Mano Brown. Rapadura Xique Chico, Donas da Rima e Pegada Black Dança e cia completam a festa.

Os festejos do 58º Aniversário de Brasília começaram no início de abril e seguem até o fim do mês, com espetáculos cênico-circenses, oficinas exposições, vivências, cinema e muita música. Confira aqui a programação completa.