17/04/21 às 20h59 - Atualizado em 19/04/21 às 19h18

Mesa Gira. A Escrita para Infância – Caminhos de Incentivo (24.4, às 17h)

Sinopse: A importância do incentivo público à literatura infantil com o lançamento do edital Candaguinho.

Mediação: Beth Fernandes (Assessoria de Relações Instiucionais) e Elisa Raquel Quelemes (BNB)

Com Ana Solino (UnB), Chris Nóbrega (escritora), MC Dudu Mano (poeta), Israel Angelo Pereira (poeta), Mariana Negreiros (escritora) e Maria José Vieira (Mala do Livro).

Conheça a mesa

Elisa Raquel Quelemes, Graduada em Biblioteconomia pela UFMA, Mestranda pela UnB em Ciência da Informação, atual Diretora da Biblioteca Nacional de Brasília e Coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF.

Beth Fernandes. Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec, é paulistana mas se considera candanga, jornalista e poeta.

Ana Solino. É brasiliense, licenciada em Letras e especializada em Psicopedagogia. Faz parte do projeto de extensão e pesquisa sobre a Arte da Narração de Histórias no Departamento de Artes da Universidade de Brasília desde 2017 e atua como contadora de histórias na Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira, mais conhecida como Biblioteca da 108/308 Sul.

Chris Nóbrega, Taguatinguense, é escritora, Advogada e integra o Coletivo Editorial Maria Cobogó. Com três livros ilustrados publicados, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria infantil em 2020 com o livro Fios.

Mc Dudu Mano. Tem 24 anos, é  residente de Ceilândia Norte, onde atua como músico, MC, arte-educador, poeta, beatboxer  e atleta (basquete de rua). Há  anos difunde a cultura hip hop em instituições governamentais e não governamentais. Com o Projeto RAP (Ressocialização Autonomia Protagonismo)  produziu, com os internos do sistema socioeducativo, um livro de poesias intitulado “Para Além das Grades”.

Israel Angelo Pereira, Engenheiro ambiental, agente da mala do livro, é autor do livro

de poesia “O Voo do Condor”

Mariana Negreiros. É uma escritora jovem. Nasceu em Brasília, em 2002. Autora de três livros já publicados sendo o primeiro, “Os Segredos de um Colar”, escrito aos 14 anos. Apaixonada por filmes e fã de séries de mistério e romance, a autora é idealizadora do Projeto Segredos que utiliza seus livros, um cenário itinerante, apresentações em escolas e eventos e suas redes sociais (YouTube e Instagram) como instrumentos para estimular a leitura e a escrita entre jovens.

Maria José Vieira – Professora da Secretaria de Estado de Educação,  ajudou a Neusa Dourado a implantar o Programa Mala do Livro nos anos 90, atua como Gerente da Mala do Livro na Secec.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br