Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/21 às 17h21 - Atualizado em 23/11/21 às 17h58

Memorial dos Povos Indígenas emociona visitantes

COMPARTILHAR

Texto e edição: Loane Bernardo e Sérgio Maggio. Fotos Hugo Lira. 

23/11/2021

17:00:32

 

Foto de Demétrio Carneiro

O Memorial dos Povos Indígenas (MPI) reabre cheio de novidades para o público nesta quarta-feira (24.11). A começar pela exposição Mais de 12 Mil Anos Nesta Terra, que traz ao olhar do visitante peças de 15 nações dos povos originários, algumas nunca expostas. Nesta tarde, houve uma visitação para convidados que encontraram o equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com fachada e pisos recuperados, além de um moderno sistema de combate a incêndio numa obra orçada em R$ 500 mil.

 

O secretário Bartolomeu Rodrigues recebeu o público com um breve discurso e fez questão de conferir cada artefato e se disse encantado com a diversidade e a riqueza desse material recentemente doado pela Polícia Federal.

 

“Essa memória, que estava em mãos criminosas, agora é de toda a sociedade. Esse é um momento grandioso porque essa nação se origina dos povos indígenas” ressaltou o secretário.

 

Visivelmente emocionado, o gerente do espaço e representante de povos indígenas, David Terena, destacou que agora o Memorial é um museu de verdade, com esse acervo qualificado.

 

“Precisamos apreciar a beleza dos companheiros e guerreiros indígenas. Chamo a população para que venha visitar esse novo MPI”.

 

 

Hugo Lira

Sol Montes, subsecretária

Um dos pontos altos é uma seção táctil, com peças que podem ser manuseadas, produzindo sons, como chocalhos e paus de chuva. Estavam presentes o conselheiro de assuntos culturais e imprensa da Embaixada da Alemanha, Joachim Schmel e autoridades da Embaixada do Canadá, que vieram apreciar o conjunto de fotos históricas do alemão Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), integradas à mostra.

 

Representantes de povos indígenas vieram ter contato com o acervo exposto e alguns estenderam as esteiras para comercializar artefatos de plumas e miçangas.

 

Hugo Lira

Sebastião Terena

Da etnia Terena e integrante do Movimento Indígena Brasileiro, Sebastião Souza comemorou a recuperação de uma memória e destacou a referência do MPI para os povo originários. “Aqui, o indígena se reconhece”, apontou

 

“Mais de 12 mil anos nesta terra”
Memorial dos Povos Indígenas
Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h00
Telefones: (61)3306-2874
E-mail: mpi@cultura.df.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br