Texto: Giselle Chassot / Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)
A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro demonstrou que a mistura entre o clássico e o popular consolida o respeito à diversidade e pode funcionar muito bem numa mesma cerimônia. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) homenageou, na manhã do último sábado (6/5), personalidades e coletivos engajados em produção, valorização e difusão das artes no DF. Na solenidade, houve apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), do grupo folclórico Xaxará de Prata e, encerrando a solenidade, uma demonstração da Lavagem Kwe Oya Soggy e banho de cheiro para abençoar os presentes.
Embora de férias, o secretário Bartolomeu Rodrigues fez questão de comparecer ao evento. Para uma plateia cheia de laureados e convidados, afirmou que o prêmio é uma oportunidade de reconhecer pessoas que se preocupam com a cidade. “Aqui, estamos agraciando seres humanos. É uma forma de abraçar gente que luta pelo Distrito Federal das mais diversas formas, por meio de múltiplas atividades. É a síntese do Brasil”, comemorou.
O titular da pasta da Cultura disse ainda que Brasília se firma como patrimônio cultural “porque, de fato, é uma cidade cultural”. Lembrou também que a Medalha é uma homenagem a um homem simples, Teodoro Freire – o seu Teodoro -, que, apesar de todas as dificuldades, consolidou a tradição do Bumba meu Boi na Capital Federal. “É a história não só do Nordeste, mas também do Distrito Federal. Seu Teodoro, ao desbravar a cultura em Brasília, trouxe almas, sentimentos e cultura para nossa gente”.
Também presente à premiação, a vice-governadora Celina Leão destacou o amor do secretário Bartolomeu Rodrigues pela cultura do Distrito Federal e o empenho do atual governo em fomentar o desenvolvimento do que é feito em termos de arte, tradições e cultura em Brasília e nas cidades satélites. “Só por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), destinamos R$ 30 milhões para a valorização da cultura”, ressaltou. E acrescentou: “essas pessoas que estão aqui hoje recebendo o prêmio merecem nosso reconhecimento”.
A solenidade, somente para convidados e imprensa, foi realizada no Anexo do Museu Nacional da República (MuN). A medalha, que reproduz a estrela da testa do Boi Bumbá, também comemora o valor histórico do Boi de seu Teodoro, declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do DF.
Confira as fotos do evento.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br