Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/05/23 às 16h05 - Atualizado em 12/05/23 às 16h50

Mala do Livro presente no GDF Mais Perto do Cidadão

Texto: Giselle Chassto / Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)

 

Programa representa a Secec na 4ª edição, que prossegue até sábado (13)

 

O Programa Mala do Livro é o representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) na quarta edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que comemora os 63 anos de Sobradinho. As minibibliotecas estão disponíveis e atraindo a atenção da população na Quadra 14/15, Conjunto B-2, ao lado da paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Hoje (12/5), o atendimento foi até às 16h. No sábado (13/5), será das 9h às 12h.

 

“Estamos muito orgulhosos de nossa presença no evento, porque é um reconhecimento das ações da Mala do Livro, programa que já está presente em todas as regiões administrativas do Distrito Federal”, comemora a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Marmenha Rosário. “O governo está perto do povo e o povo está perto do governo, interessado na tenda do livro”, emenda a gerente da Mala do Livro, Maria José Lira Vieira.

 

Maria José também destaca a interação entre os agentes de leitura e os leitores de Sobradinho.  “Só no primeiro dia desta edição, já tivemos mais de mil pessoas com acesso ao nosso banco de livros, o que demonstra o resultado imediato da nossa parceria”, disse. Ela relata, ainda, que os agentes de leitura estão aproveitando o contato com o público para ensinar a importância do livro físico e do acesso à leitura.

 

História de sucesso

O Programa Mala do Livro é uma iniciativa de extensão bibliotecária e faz parte das competências da Secec  dentro da execução da política de leitura, escrita e oralidade do Distrito Federal. Lançado em 1991, o projeto leva caixas-estantes a todas as regiões do DF e tem cada vez mais público.

 

Em cada mala há exemplares que vão desde a literatura infantil, juvenil, brasileira, estrangeira e até livros voltados à pesquisa. Os leitores podem ficar até sete dias com os exemplares, mas há possibilidade de renovação desse empréstimo.

 

Com aproximadamente 11,5 mil atendimentos contabilizados nas três primeiras edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, esta semana é a vez de Sobradinho receber os serviços gratuitos na cidade. A população contará com atendimento de vários órgãos públicos.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br