Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/19 às 17h15 - Atualizado em 31/10/19 às 17h15

Linha de fomento para regiões administrativas do DF com menor IDH recebe 680 inscrições

COMPARTILHAR

FAC Mais Cultura prevê investimentos de R$5,5 milhões em mais de 100 projetos

 

680 projetos culturais foram inscritos no edital n° 5/2019 do FAC Mais Cultura, cujas inscrições foram encerradas ontem (30). Entre as dez categorias previstas no chamamento, a que obteve mais candidatos foi a de “música, ópera e musical”, com 174 projetos, seguida por “teatro”, com 111. Em “Leitura, escrita e oralidade”, houve interesse de 81 proponentes, e 71 propostas foram para o segmento “cultura popular e manifestações tradicionais”.

 

A previsão é que sejam investidos R$5,5 milhões em até 103 projetos culturais depois do processo de seleção. Para o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, João Roberto Moro, “a grande quantidade de inscritos e o fato de que foram recebidos projetos de praticamente todas as RAs mostram o grande sucesso do edital”.

 

O FAC Mais Cultura é uma nova linha de fomento cultural que valoriza as produções de agentes das regiões administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e também contribui para descentralização e democratização dos recursos disponibilizados pelo Fundo.

 

A ideia é contemplar as diversas etapas da cadeia produtiva da cultura, possibilitando o apoio a projetos voltados não só à criação e produção cultural, mas também ao registro e memória, difusão, circulação e acessibilidade das ações e pesquisa, bem como formação e qualificação.