23/09/19 às 11h35 - Atualizado em 23/09/19 às 22h54

Interligação de acervo on-line faz crescer usuários na Biblioteca Pública de Sobradinho II

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e de Educação mostra resultados

A Biblioteca Pública de Sobradinho II vem vivendo uma revolução silenciosa de julho pra cá, com a entrada no Sistema Interligado de Bibliotecas Públicas e Escolares, iniciativa conjunta das Secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec) e de Educação.

A presença mensal de usuários saltou de 380 em abril para 673 pessoas em julho, com ativação do ar-condicionado, e atingiu a quase mil no mês passado, a partir da interligação do acervo local de 6 mil obras com outras 26 bibliotecas on-line. O conforto climático no período da seca no Planalto Central mais a possibilidade de pesquisa de outros acervos explicam o fenômeno, na opinião da bibliotecária responsável pelo equipamento, Suzanne Rodrigues.

Sobradinho II é prova de como uma biblioteca pode suscitar boas práticas quando une o poder público ao desejo de capacitação da comunidade. Ar-condicionado e seis terminais de computador – que em breve receberão reforço de outros dez –, com internet rápida, são frutos de doações de empresas da cidade. A reforma do sistema elétrico e a construção de um novo módulo com 60 metros quadrados para expandir acervo e baias de estudo ficam a cargo da administração regional. “Esse espaço é o símbolo de nossa gestão”, afirma o administrador regional da cidade, Alexandre Yanez.

Usuários testemunham as possibilidades que o catálogo on-line abrem. Beatriz Castro Avelar, 26 anos, formada em Comunicação Organizacional, utiliza o espaço para estudar para concurso, e conseguiu uma obra sobre literatura e afrodescendência na pesquisa no sistema. Rafael Rodrigues, 25, pedagogo, na mesma trilha, descobriu que um título que procurava, “Direito Administrativo Descomplicado”, existe na Biblioteca Comunitária Escolar Monteiro Lobato, e conseguiu que Sobradinho II fizesse o empréstimo entre as duas unidades.

“Bibliotecas no século XXI têm de operar em rede”, afirma o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secec, Cristian Brayner. O software neozelandês Koha, utilizado na gestão on-line dos acervos, permite, segundo ele, identificar áreas de concentração de temas e lacunas importantes, o que facilita na decisão de que obras comprar para torná-lo mais completo.

Sobre a interligação de todas as 700 bibliotecas do DF, entre públicas, escolares, comunitárias e salas de leitura, o horizonte é 2022.

A Biblioteca Pública de Sobradinho II funciona sete dias por semana. De segunda a sexta de 8h às 22h e aos finais de semana de 8h às 18h. Tem gibiteca com mil exemplares e acervos infantil e infanto-juvenil que somam outros 1200 aproximadamente. Essas são as obras mais emprestadas, informa Suzanne. “Os pais trazem os filhos e sabem que aqui estarão bem. Somos uma espécie de segunda casa deles”, diz ela com satisfação.

Biblioteca Pública de Sobradinho II
AR 13 Conjunto 16 Lote 3
CEP 73062- 316
Para pesquisa do acervo: http://sobradinhoii.df.gov.br/