Religação da chama da democracia será feita até o próximo mês
Na manhã desta sexta (22) a Secretaria de Cultura instalou o novo tanque de gás liquefeito de petróleo (GLP) para abastecimento da Pira da Pátria, no Centro Cultural Três Poderes. Com este passo, o religamento da Chama da Democracia será feito até o próximo mês. A obra integra o conjunto de ações do programa Lugar de Cultura, para a valorização de todos os espaços culturais da cidade.
O tanque tem capacidade de abrigar 1 tonelada de gás e representa uma modernização no sistema pelo qual era abastecida a Pira, mais seguro e mais sustentável. Interditada em 31 de agosto de 2016, após constatação de vazamento de gás, a Pira do Panteão da Pátria passou por uma obra de R$ 149,7 mil. As intervenções incluíram troca do sistema de armazenamento e da tubulação para transporte do GLP, modernização do acendedor da chama, além de limpeza completa do revestimento da base, com substituição das pedras quebradas.
A partir da próxima semana, será feito o trabalho de acabamento, incluindo a cobertura do tanque com areia lavada e brita e a conexão da tubulação até o alto do monumento onde fica a chama.
Esta é a primeira vez, desde a inauguração do Panteão da Pátria em 1986, que a Pira passa por um procedimento completo de reforma. Os reparos vão se traduzir em mais segurança e eficiência ao sistema de acendimento da chama, preservando a estética original do monumento tombado como símbolo da liberdade e da democracia brasileira.
Acompanhe o andamento das obras da Cultura em: http://www.cultura.df.gov.br/obras-da-cultura/