São quatro linhas de apoio e cada beneficiado rebererá R$ 15 mil
Boa notícia para quem vai concorrer aos Prêmios do FAC e ainda não se inscreveu. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de fevereiro. Elaborados pela Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com colaboração do Conselho de Cultura do Distrito Federal, os seguintes Prêmios foram lançados em dezembro: Cultura Afro-brasileira, Culturas Populares, Hip Hop e Igualdade de Gêneros na Cultura. Cada prêmio conta com categorias para pessoas físicas e jurídicas com ou sem fins lucrativos e cada beneficiado receberá R$15 mil.
Com documentação simplificada, que dispensa a exigência de Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC) por exemplo, os prêmios têm o objetivo de reconhecer e valorizar artistas, produtores, mestres e coletivos do DF, e, por isso, não há necessidade de prestação de contas desses recursos por parte dos beneficiados.
O lançamento destes prêmios inéditos no Distrito Federal aconteceram no Museu Nacional da República, e contou com a participação de representantes de todas as áreas contempladas. “Este é um momento histórico para a Cultura do DF, pois os prêmios reconhecem e valorizam os agentes da cultura local de forma direta”, afirmou a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, durante a cerimônia, que ainda contou com apresentações culturais do Boi de Seu Teodoro, Grupo Cultural Obará, BSB Girls, Bboy Papel e DJ Jamaika.
Tire suas dúvidas sobre documentação e outras questões no texto Perguntas mais frequentes.