Texto: Sâmea Andrade / Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)
7/12/2021
10:20:22
Ouça o resumo da notícia:
O I Prêmio Candango de Literatura, previsto ainda para o primeiro semestre de 2022, está mais próximo. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (7.12), o resultado final do Edital Nº 30/2021, que selecionou a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela gestão da premiação.
O Instituto Cultural Casa de Autores obteve a maior pontuação entre as OSCs inscritas, e vai gerenciar, em parceria com a Secec, todas as etapas do concurso que tem potencial para tornar-se um dos maiores do gênero entre os países de língua portuguesa.
“O Candango tem o objetivo de valorizar autores que escrevem em língua portuguesa, de qualquer país, especialmente nesse momento delicado que vivemos”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. O titular da pasta vislumbra ainda que o certame conte com a participação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que possui representação diplomática de seis dos nove países-membros no Brasil.
Acesse na íntegra o Resultado final.
“Brasília possui inúmeros autores e poetas reconhecidos nacional e internacionalmente. Esse intercâmbio com países de língua portuguesa enriquece a cultura do DF, e é o primeiro passo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para colocar a cidade no calendário da literatura mundial”, defende a assessora de Relações Institucionais da pasta e membro da Comissão de Seleção que julgou as propostas, Beth Fernandes.
Com aporte de R$ 1 milhão, o I Prêmio Candango de Literatura vai contemplar obras de autores de língua portuguesa em seis categorias: Romance, Poesia, Conto, Prêmio Brasília, Capa e Projeto Gráfico, além de duas linhas destinadas a iniciativas de incentivo à leitura (Geral e PcD/Pessoa com Deficiência).
Estão previstos eventos oficiais de lançamento do prêmio com repercussão internacional, solenidade de abertura e encerramento. A OSC será responsável ainda por premiar os autores de todas as categorias selecionadas pelo Júri Oficial, em dinheiro e com o Troféu Candango de Literatura.
O Prêmio Candango de Literatura alinha a Secretaria de Cultura e Economia Criativa à Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil (Lei 13.696), que reconhece a prática da leitura e da escrita como um direito para exercer plenamente a cidadania.
O certame entra agora na fase de Habilitação, em que a OSC selecionada será convocada para apresentar a documentação necessária em até cinco dias corridos.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br