Texto: Lúcio Flávio. Edição: Ascom Secec
Em encontro nesta quarta-feira (8/2), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Museu Nacional da República, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal Bartolomeu Rodrigues fez um apelo para que o Governo Federal se envolva na reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro e ajude a reabrir o espaço. O representante do governo do DF ainda informou que a Sala Martins Pena do espaço se encontra com as obras em curso e convidou Lula para fazer uma visita ao local.
A conversa entre o presidente e o secretário de Cultura foi cercada de simbolismo, já que a visita de Lula e comitiva à exposição Brasil Futuro: as Formas da Democracia, em cartaz no Museu Nacional da República desde janeiro, teve como objetivo lembrar os trinta dias dos atentados à Praça dos Três Poderes.
Estiveram ainda no encontro a primeira-dama Janja da Silva; as ministras Margareth Menezes, da Cultura, e Nísia Trindade, da Saúde; artistas e influenciadores; a historiadora Lilia Schwarcz, uma das curadoras da exposição; a diretora do Museu da República, Sara Seilert, além de outros representantes e trabalhadores da cultura do DF. Entre os presentes estava a atriz Denise Fraga, que se solidarizou com o pedido do secretário de Cultura, lembrando a importância do Teatro e dos momentos em que atuou no espaço.
Lilia Schwarcz, uma das curadoras da exposição, acompanhou o presidente e a primeira-dama durante a visita ao MUN. Foto: Hugo Lira
APOIO DE LULA
Lula se empenhou em colaborar na recuperação do Teatro, que considera “um símbolo da cultura nacional que não pode ficar fechado”. O presidente autorizou ainda que Bartolomeu Rodrigues apresente uma proposta concreta para que o Governo Federal possa atuar em conjunto, efetivamente, no resgate do Teatro Nacional. Ele orientou que uma reunião fosse marcada para tratar do assunto. “Vamos ajudar a reabrir o Teatro Nacional. Não vamos perder tempo e estabelecer logo um trabalho conjunto. O Teatro precisa voltar”, disse o presidente.
Com investimentos de R$ 49,7 milhões, em recursos diretos do GDF, a obra da Sala Martins Pena do Teatro Nacional teve início no final de 2022. No entanto, a previsão é de que a reforma completa do espaço cultural, incluindo a Sala Villa Lobos e demais estruturas, custe R$ 250 milhões. De acordo com os engenheiros responsáveis, a fase atual corresponde à proteção das obras de artes que compõem o acervo do do local, como os painéis do artista plástico Athos Bulcão, localizados no foyer da Sala Martins Pena, além de desmontagem e remoção de louças, cabines, poltronas, carpetes, revestimento do piso da plateia, cabines e paredes, entre outros.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br