Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/08/23 às 18h26 - Atualizado em 9/08/23 às 11h30

GDF já conta com os recursos da Lei Paulo Gustavo

 

Secec trabalha agora junto à CLDF para recepcionar R$ 48,1 milhões

 

Texto: Lúcio Flávio. Edição: Sâmea Andrade

 

O Distrito Federal já foi contemplado com o repasse da Lei Paulo Gustavo no valor de R$ 48,1 milhões. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) trabalha agora junto à Câmara Legislativa e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), para a inclusão do recurso no orçamento do DF. A próxima etapa será a preparação dos editais que vão impulsionar as atividades culturais no DF.

 

Claudio Abrantes

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, trata-se de um fomento relevante para fortalecer ainda mais a cultura no DF. “É algo extraordinário a gente ter um aporte deste naipe para fomentar e construir cada vez uma cultura mais forte em todo o DF”, destaca. “Isso é muito importante porque mostra a força da comunidade cultural, não só no plano local, mas federal também”, avalia.

 

Do valor total do recurso da Lei Paulo Gustavo repassado ao DF, 70% serão destinados ao audiovisual. O restante às demais linguagens artísticas como música, dança, teatro, literatura, escultura, fotografia, artes plásticas, entre outras. De acordo com o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, José Carlos Prestes, a construção dos editais que vão receber os recursos da Lei Paulo Gustavo será debatida com a comunidade cultural, integrantes do Conselho de Cultura do DF e a sociedade civil.

 

“Vamos respeitar essa construção coletiva que foi feita com a sociedade e o setor cultural por meio das audiências públicas”, comenta Prestes. “Esses recursos que vêm para a cultura do DF, via governo federal, são um incentivo importante para continuar o desenvolvimento das políticas públicas locais. É uma parceria benéfica para a cadeia produtiva da cultura, para a comunidade cultural e para sociedade em geral”, endossa.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicação@cultura.df.gov.br