Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/20 às 18h23 - Atualizado em 20/02/20 às 19h32

GDF e embaixadores latino-americanos debatem “Brasília 60 anos”

COMPARTILHAR

 

 

Secretário Bartolomeu Rodrigues apresentou o projeto e ouviu propostas das representações diplomáticas

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a Secretaria de Turismo e o Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal participaram na manhã de hoje (20) de encontro na Embaixada da República Dominicana com 20 embaixadores do Grupo dos Países Latino-americanos e Caribenhos (Grulac). As pastas – membros do Comitê para Organização das Comemorações aos 60 Anos de Brasília – debateram com o corpo diplomático iniciativas para as celebrações do aniversário da cidade.

 

 

O encontro foi uma iniciativa do embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela, que demonstrou o interesse em integrar os países latino-americanos nas atividades de celebração do aniversário da capital. “Verificamos a necessidade de ter mais informações em mãos para podermos comemorar juntos os 60 anos de Brasília”, comentou o presidente pró-tempore do Grulac.

 

O secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues, que é o presidente do Comitê, apresentou projetos, propostas e ações previstas para todo o ano de 2020,como eventos, festas, cerimônias e novos programas do GDF que irão compor a agenda de celebrações do aniversário de Brasília.

 

Entre os destaques da programação, o secretário ressaltou alguns eventos culturais, como exposição de Tarsila do Amaral no Museu Nacional da República, concerto ao ar livre da Orquestra Sinfônica, mostra de filmes sobre a cidade no Cine Brasília. Nesse sentido, ele propôs aos embaixadores que sugerissem parcerias para o desenvolvimento de ações em conjunto.

 

Durante a apresentação, ele expressou a importância de identificar interesses comuns no ano em que a capital federal completa 60 anos. “Brasília cresceu, já é a 3ª cidade do país, e nós temos que comemorar, enxergando como será a cidade no futuro”, pontuou.

 

O líder da pasta também ressaltou a relevância da arte urbana nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, a partir da manifestação de interesse do embaixador da República Dominicana em encontrar locais para instalação de murais de grafite representativos do país. Bartolomeu Rodrigues apontou que Brasília é a única cidade brasileira que possui um Comitê Permanente de Grafite, onde são defendidas as manifestações da arte urbana. “A população das RA’s respira e produz arte. Podemos discutir estratégias de intercâmbios e ações para difundir a arte urbana”, propõe.

 

A Secretaria de Turismo também abordou iniciativas da pasta no âmbito das comemorações dos 60 anos de Brasília. Eventos como o “Festival Comida di Buteco”, “Oktoberfest” e Selos de 60 anos foram citados como estratégias para atrair turistas durante todo o ano. Migliari sugeriu que fosse criada uma espécie de caravana de embaixadores, visando à maior participação nestes eventos. Outras iniciativas também foram mostradas pelo assessor especial de Eventos da Secretaria de Turismo, Máximo Migliari, e o chefe-adjunto do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal, Emiliano Abreu.

 

O Secretário Bartolomeu finalizou o encontro garantindo que a ideia é repetir a iniciativa com os outros grupos de embaixadas sediadas em Brasília. O intuito é aproveitar esse ativo único da cidade, que só perde para Washington em termos de número de representações diplomáticas. “Contamos com a participação das embaixadas para inclusive estendermos a programação dos 60 anos durante todo o ano de 2020”, completou.

 

Fotos: Ludimila Barbosa SECEC/DF