Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/05/24 às 14h55 - Atualizado em 28/05/24 às 14h57

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura apresenta propostas para a política pública cultural

 

A Reunião Presencial do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura está sendo realizada, em Brasília, nesta terça (28) e quarta-feira (29), na Biblioteca Nacional. O evento tem como objetivo a discussão de políticas culturais e conta com a participação de delegações das cinco regiões do país.

 

Na abertura, o Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, anfitrião do evento, ressaltou a relevância do fórum como um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no Brasil. “É com satisfação que recebemos secretários e dirigentes estaduais para discutir temas relativos à cultura do nosso país. Espero que possamos debater pontos que precisam de uma atenção urgente para que possamos retomar investimentos e termos na cultura uma política pública de manutenção da vida em sociedade”, afirmou o secretário.

 

De forma similar, o Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Fernandes Noronha, indicou a necessidade de destravar pontos de discussão. “A nossa pauta está focada em alguns pontos de discussão emergencial e no intuito de compartilhar soluções para levar demandas diretamente para o Ministério da Cultura”, explicou.

 


O evento traz uma série de propostas que dizem respeito ao cenário atual da cultura no país e às expectativas das lideranças estaduais para o futuro do setor. Foto: Jéssica Farias

 

Na manhã do primeiro dia, secretários e dirigentes realizaram um debate interno sobre a Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc. Já na parte da tarde, representantes do Ministério da Cultura (MinC) participam de uma discussão sobre as diretrizes de execução e fortalecimento da política cultural e dos desafios de execução e cronograma.

 

No segundo dia (29), será realizada a avaliação dos desafios da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc, com a participação da Secretaria dos Comitês de Cultura do MinC. A ministra Margareth Menezes estará presente às 15h para participar dos encaminhamentos e entregar a Carta de Brasília, que irá trazer uma série de propostas que dizem respeito ao cenário atual da cultura no país e às expectativas das lideranças estaduais para o futuro do setor. O documento busca gerar um consenso entre os gestores das unidades federativas com o governo federal.