Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/21 às 16h56 - Atualizado em 4/11/21 às 17h03

Festival de Brasília oferece oficinas gratuitas

COMPARTILHAR

Texto: Ciça Souza. Edição: Sérgio Andrade (Ascom Secec)

04/11/2021

16:55:32

 

Ouça o resumo da notícia 

 

Gratuitas e  virtuais, as oficinas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) estão com inscrições abertas desta quinta-feira até 21 de novembro pelo site https://festcinebrasilia.com.br. Entre os mentores convidados, está o documentarista escocês Kevin Macdonald. Os módulos foram selecionados pelos curadores Sílvio Tendler e Tânia Montoro e convergem com o tema da 54ª edição: “O cinema do futuro e o futuro do cinema”.

 

As temáticas abordadas vão desde a modelagem para games e animação até atividades ligadas a roteiro e finalização. Com 40 vagas em cada, as seis atividades programadas terão processo seletivo para definição dos participantes, realizado entre os professores e a equipe do festival.

 

Os interessados de qualquer lugar do país podem se inscrever por meio de formulário eletrônico no site https://festcinebrasilia.com.br/oficinas/.  As inscrições vão até dia 21 de novembro e as atividades vão ocorrer via plataforma Zoom entre os dias 7 e 11 de dezembro.

 

OFICINAS

 

 

 

Modelagem para Games com Felipe F. Costa
O objetivo da atividade é criar um pequeno cenário 3D, a partir de técnicas utilizadas na indústria de jogos digitais e no cinema de animação.

 

Produção Colaborativa com Cavi Borges
Nessa oficina serão abordadas as novas formas de produção, distribuição e exibição de longas e curtas-metragens, sempre com foco em produções de baixo orçamento e alta criatividade.

 

Modelando para Aplicação dos Princípios da Animação com Adriana Mota e Fabiano, O Silva
A proposta dessa oficina é instruir os participantes com os elementos essenciais que garantem a qualidade na modelagem para animação em qualquer técnica. Por meio de explicações teóricas, exercícios práticos e análises de movimentos animados, os alunos conhecerão e aplicarão os 12 princípios clássicos da animação às suas modelagens.

 

Desenvolvimento de Roteiro com Marton Olympio
A oficina desenvolvida por Marton Olympio tem o desafio de tornar o teórico algo prático. Trazendo à turma os desafios práticos de criação, execução e elaboração de escrita.

 

Finalização com João Paulo Reis Santos

A atividade provoca o pensamento crítico dos participantes no que diz respeito aos processos de pós-produção do audiovisual, estimulando a pensá-los ainda na fase de pré-produção.

 

Webdoc com Kevin Macdonald e Liana Brazil

A atividade explora os contextos de produção e desenvolvimento de obras documentais para a web.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br