Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/06/23 às 15h33 - Atualizado em 6/06/23 às 15h23

FAC Multicultural II fortalece a economia criativa do DF

 

Texto: Sâmea Andrade / Edição: Giselle Chassot (Ascom Secec)

 

Se você já foi a algum show, espetáculo, exposição, feira literária, ou qualquer outra atividade artística gratuita no Distrito Federal, é muito provável que o evento tenha sido realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Para celebrar o lançamento do edital FAC Brasília Multicultural II 2023, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) convida a população do DF para um fim de tarde com muita música, teatro, arte urbana e, é claro, quadrilha junina, na próxima quarta-feira, 7 de junho.

 

Com recursos de R$ 30 milhões, o segundo bloco de editais do FAC traz duas categorias: Cultura em Todo Canto, que pretende descentralizar as atividades artísticas para todas as regiões administrativas do DF; e o Cultura de Todo Jeito, que traz linhas específicas para fomentar ações estratégicas de segmentos importantes da cultura local.

 

“Esse FAC é uma demonstração inequívoca da atenção que o GDF tem com a cultura”, atesta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. O gestor aposta na potência desse segundo edital para incrementar a economia do DF. “O FAC Multicultural II mostra a disposição da Secretaria para que o recurso chegue à ponta, para que cumpra seu objetivo, que é atingir os fazedores de cultura menos assistidos”, completa.

 

O lançamento do edital é uma forma de apresentar aos que transitam pela área central as diversas manifestações culturais presentes na cidade. O evento começa às 17h com a arte urbana do grafite e Hip Hop. Segue com apresentação teatral do grupo Celeiro das Artes e fecha em grande estilo com a quadrilha junina campeã de 2022, Si Bobiá a Gente Pimba!, que promete esquentar a noite de inverno.

 

Durante a cerimônia, o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro, vai explicar a essência de cada categoria, e dará dicas importantes para o agente cultural interessado em efetuar inscrição, aberta já na próxima quarta.

 

“Se você é agente cultural, não vai querer perder essa oportunidade. E se não é, significa que você é o consumidor final desse grande investimento. Então traga sua família, os amigos, o crush! Venha conhecer toda a diversidade cultural que o DF tem, venha receber uma prévia do que vem por aí a partir do fomento do FAC”, convida o gestor.

 

LANÇAMENTO DO EDITAL FAC BRASÍLIA MULTICULTURAL II 2023

Data: 7 de junho de 2023

Horário: 17h – 20h

Local: Área externa do Museu Nacional da República

Entrada gratuita

 

PROGRAMAÇÃO

17h – Grafite e Break

17h45 – Grupo teatral Celeiro das Antas

18h00 – Banda Surdodum

18h30 – Grupo teatral Celeiro das Antas

19h – Salomão Di Pádua

19h20 – Encerramento com a quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba!

 

FUNDO DE APOIO À CULTURA

Criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997, o FAC é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secec, oferecendo apoio financeiro a fundo perdido para projetos selecionados por editais públicos. Por meio dele, são produzidos filmes, peças de teatro, mídias digitais, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas em todo o DF. A principal fonte de recursos do Fundo consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo Distrito Federal.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br