Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/09/23 às 14h31 - Atualizado em 14/09/23 às 14h36

FAC Mulher premiará ações culturais de enfrentamento à violência de gênero

 
Mulheres agentes culturais e entidades que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher serão premiadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). Isso é o que prevê o Edital N°5/2023, cuja classificação preliminar foi publicada no último dia 1° de setembro.
 
O edital contemplará com prêmios de R$ 10 mil a 50 agentes culturais mulheres que se destacaram ou desenvolveram ações artísticas e culturais em benefício da sociedade. Além disso, 10 entidades culturais (pessoas jurídicas ou coletivos) receberão R$ 30 mil cada uma em reconhecimento ao seu valioso trabalho.
 
O Prêmio Cultura Mulher (FAC Mulher) é mais um desdobramento da política que a Secretaria de Cultura vem adotando em reconhecimento das artistas locais e pluralidade cultural. Em 2021 foi lançado o primeiro Prêmio Mulher Negra, reconhecendo a importância da igualdade. Nesta segunda versão foi ampliado o reconhecimento para diversas etnias, mas sendo mantido 50% dos prêmios às mulheres negras.
 
“Acreditamos na cultura plural, inclusiva e diversa, todo nosso esforço diário é para que isso aconteça na prática. Os editais do FAC são grandes oportunidades para fortalecer os artistas de todo Distrito Federal” destaca Claudio Abrantes, Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.
 
O júri técnico de avaliação para este edital é composto por mulheres cis e trans, representantes do governo e da Sociedade Civil, sendo 50% delas mulheres negras.
 
 
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: premiofacmulher2023@gmail.com
 
Confira o cronograma
– 01/09: Publicação da classificação preliminar (10 dias corridos abertos, a partir do primeiro dia útil)
– 13/09: Último dia de recebimento de recursos até 23:59
– 14/09: Início da Análise de Recurso
– 18/09: Fim da Análise de Recurso
– 19/09: Publicação da Convocação das Habilitadas (final)
– 20/09: Início da Habilitação (recebimento de documentação)
– 20/10: Instrução processual para pagamento