Texto e edição: Ascom/Secec
09/03/2022
14:45:34
O ano de 2022 é de estreitamento de laços e de trocas de saberes entre Brasília e os países ibero-americanos. Enquanto a exposição “Maravilhas do México” abre oficialmente o ano Brasília Capital Ibero-americana das Culturas 2022 (CIC 2022), na Galeria Fayga Ostrower, a cúpula do Museu Nacional da República virou tela para a Embaixada da Espanha saudar o feminino com a projeção “Cidade das Mulheres”.
Foram projetadas pinturas de seis artistas brasileiras e espanholas selecionadas para representar as mulheres do mundo em suas mais diversas áreas de atuação (Luna Bastos, Michelle Cunha, Heloísa Hariadne, Marina Capdevila, Lula Goce e Virgínia Bersabé). Em comum, essas artistas atuam de forma ativa para incentivar e compartilhar com outras mulheres a arte de rua.
Saiba mais:
https://www.cultura.df.gov.br/brasilia-sera-a-capital-ibero-americana-da-cultura-em-2022/
https://www.cultura.df.gov.br/brasilia-conhece-politicas-culturais-do-mexico/
“O ano de 2022 será totalmente ocupado por essas interações de linguagens, revelando nossas semelhanças e diferenciações. Entre uma e outra, aprenderemos juntos a construir nossas identidades por meio dessa força que é a cultura”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
Encarregado de Negócios da Embaixada da Espanha, Alvaro Diaz Duque celebra a ação que dá visibilidade e destaque ao trabalho destas artistas ao mesmo tempo que aproxima os laços Brasil-Espanha.
BRASIL-ESPANHA FEMININA
Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim, que integra o Comitê Curatorial que rege as ações do projeto Brasília Capital Ibero-americano das Culturas, considera que essa trocas de ações culturais fortalece a vocação internacional de Brasília.
Renata Zuquim
“Hoje, Brasília sedia mais de 130 representações diplomáticas e diversos organismos internacionais. Podemos dizer que Brasília, por si só, é uma cidade internacional!”, destacou.
Filho de imigrantes gregos, o empresário Geórgios Kallimeris se diz encantado ao lembrar-se de vários lugares do mundo quando se depara com as projeções refletidas na cúpula externa do Museu.
“Iniciativas como estas de promover países na capital são muito válidas, pois aumenta a visibilidade de Brasília perante o mundo e ao Brasil. Brasília é uma cidade miscigenada de varias culturas”, opinou.
BRASÍLIA CIC 2022
Em 2022, Brasília ostentará o título de ‘Capital Ibero-americana da Cultura’, oferecido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), outra rede de cidades à qual a capital é filiada. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lançou a candidatura da cidade em 2019 e, desde então, vem trabalhando em coordenação com o Governo do Distrito Federal (GDF) para promover políticas públicas e eventos que fortaleçam nossa identidade ibero-americana.
A partir da criação de um comitê curatorial formado por órgãos do GDF – processo em trâmite na Casa Civil -, serão adotadas estratégias e cronograma oficial de ações a serem realizadas em 2022, de modo que Brasília possa representar com excelência o papel de Capital Ibero-america da Cultura nesse ano.
EXPOSIÇÃO “MARAVILHAS DO MÉXICO”
“Maravilhas do México” reabriu a Galeria Fayga Ostrower, no Eixo-Cultural Ibero-americano (antigo Complexo Funarte Brasília), que vai sediar parte das ações realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O espaço vai abrigar, por exemplo, as oficinas da Escola de Carnaval, na qual todas as atividades de criação vão orbitar em torno do título Brasília Capital Ibero-americano das Culturas.
Local: Galeria Fayga Ostrower.
Endereço: Eixo Cultural Ibero-americano – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – Lote 2, SDC (antigo Complexo Funarte).
De 24/2 a 31/3.
Demais dias de visitação: sexta a domingo.
Horário de visitação: 10h às 17h.
É obrigatório o uso de máscaras.
Entrada gratuita.
Assessoria de Comunicação da Secretaria e Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br