Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/19 às 16h51 - Atualizado em 12/07/19 às 17h06

Espaços culturais públicos do DF trazem boas opções de lazer e capacitação nas férias

COMPARTILHAR

Espetáculos, oficinas, exposições, concertos e museus são alternativas para quem está na capital durante o mês de julho

 

As férias de julho são uma oportunidade para conhecer e participar de atividades promovidas pelos espaços culturais públicos do Distrito Federal. Com programação recheada de atividades para todos os públicos, Brasília oferece programas culturais, de capacitação e de lazer.

 

Na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), neste domingo a partir das 10h, vai rolar a reabertura do espaço infantil, com apresentação do Projeto Circo Literário da palhaça Biliska. A ação, que marca a reabertura do espaço infantil, contará com apresentação de peça teatral de bonecos, brincadeiras populares, contação de histórias e cantigas de roda.

 

Às 16h, o pilotis da BNB, localizada no Complexo Cultural da República, recebe a Batalha no Museu, duelo nacional de MC’s com apresentação de integrantes do Coletivo de MCs de Brasília. Um júri popular escolhe o vencedor.

 

No Espaço Cultural Renato Russo, opções de diversão e cultura para as férias não faltam, começando com tardes divertidas para as crianças em oficinas, peças teatrais e fábrica de bonecos. Para os adultos, teatro, música, batalha de rimas, sarau e até arraiá.

 

Sempre bom lembrar que o Cine Brasília coloca em cartaz uma programação que combina lançamentos com oportunidades de rever clássicos. Isso com ingressos a preços populares. Em cartaz neste momento (até 21) filmes com temática política e o lançamento “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, do pernambucano Marcelo Gomes.

 

Sem esquecer também da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que retoma a programação do segundo semestre na próxima terça, 16, com Haydn, Mozart e Dvořák, num concerto clássico-romântico.

 

Em Samambaia, o Complexo Cultural traz o Sarau Dona Verônica, com shows musicais e poesias. No dia 26, a música ficará por ponta das Rainhas do Babado, Linda Maria e César de Paula. Poesia a cargo Duendes Blues (Domício Chaves e Hamilton Zen), Carol Araujo e Geraldo Ramiere. Às 20h.

 

Também no CCS, no próximo dia 27 o público poderá conferir a Batalha de Rima “Duelo Lírico – Liga dos Campeões”. O projeto vem pra renovar toda a cena do Freestyle DF. O evento mensal vai acontecer no Complexo Cultural Samambaia. Os MCs de melhor desempenho durante o mês vão disputar a Liga Lírica no Complexo Cultural Samambaia, com premiação de um Beat pro campeão e uma camiseta autoral para o segundo colocado.

 

O Complexo Cultural Planaltina tem, até o dia 21 de julho uma série de oficinas de teatro, dança, percurssão, desenho e escrita criativa. A partir do dia 19, o local recebe o Encontro de Violeiros e Violeiras, com seminário sobre música caipira, oficinas de viola e exposição sobre os 90 anos da música caipira. Além disso, shows da dupla Zé Mulato e Cassiano, As Galvão e Pereira da Viola.

 

Outro espaço que oferece oficinas durante o mês das férias é o Museu Vivo da Memória Candanga, com cursos de costura, gravura, cerâmica, papel e da técnica pinhole. O local ainda abriga e exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, e a Casa Verde recebe temporariamente a mostra Seu Pedro.

 

De 11 a 18 deste mês, o Centro de Dança oferece aulas de diversos estilos, como dança contemporânea, balé clássico, hip hop e até improviso. O local também é palco do Seminário Internacional de Dança, que vai até 21 de julho.

 

O Museu Nacional da República continua com as exposições dos artistas Farnese de Andrade, Thiago Martins de Melo e Lia do Rio. O Museu do Catetinho, restaurado, é ótima opção para curtir um pouco de verde e um tanto de história.