Texto: Lúcio Flávio. Edição: Alexandre Freire
Um momento de afeto, reencontro e muita cultura para reverenciar uma das figuras mais emblemáticas das artes e do jornalismo do DF. Assim será a homenagem ao escritor, poeta, homem da imprensa, TT Catalão (1949-2020), com uma série de atrações nesta sexta-feira, 21, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Diga-se de passagem, um cantinho cativo da cidade que ele mesmo ajudou a criar. As atividades terão início no local a partir das 16h, com a exibição do vídeo RupturaCONTradição. A entrada é gratuita.
“Estamos comemorando o aniversário da nossa capital e nada melhor do que o espaço Renato Russo pra manter essa vivacidade da memorável data”, destaca o Subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Brayner.
Nascido no Rio de Janeiro, TT Catalão chegou em Brasília em meados dos anos 70 com muita ideia na cabeça e senso humanista singular. Num lugar que ainda gritava por identidade, inventou a sua própria, com um estilo de ser e criar único, dividindo a carreira de artista com a de jornalista.
Pioneiro na estruturação de políticas públicas voltadas para a cultura na capital federal, TT Catalão fundou e foi o primeiro presidente eleito do Conselho de Cultura do DF. Em 1993, idealizou e geriu o Espaço Cultural Renato Russo, local afetivo das artes no Plano Piloto, point das mais variadas tribos e ideias.
TT Catalão e Gil na Gibiteca da 508 Sul; crédito: Mila Petrillo
Como assessor especial da titularidade de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (2003-2008), esteve à frente da criação do Programa Cultura Viva, responsável pela implantação de espaços culturais em todo o país. “TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação”, defende a filha Nanan Catalão, que irá cantar em homenagem ao pai. “Todo o trabalho dele foi no investimento no setor transformador da arte, nessa cidade que reverbera cultura”, ressaltou a cria.
Marco no Espaço Cultural Renato Russo, a Gibiteca TT Catalão, responsável por abrigar talvez a terceira maior coleção de gibis, HQs e mangás do país, atrás apenas de São Paulo e Curitiba (a mais antiga), aumentará seu acervo com a doação de encartes infanto-juvenis publicados no Jornal de Brasília na década de 80. Uma das preciosidades da coleção é o primeiro encarte de quadrinhos impresso em cores em Brasília e assinado pelos quadrinistas e ilustradores José Duarte e Jô Oliveira.
Confira a programação
16h: Sala Marco Antônio
* Exibição do Vídeo RupturaCONTradição de TT Catalão. Interlocuções com Bené Fonteles.
* Exibição do Vídeo de Bento Viana “Agora sessenta. E contempla.”, com texto de TT Catalão
17h: Galpão das Artes
* Abertura da cerimônia com Mãe Baiana.
Mesa: Rosana Gonçalves da Silva, Bené Fonteles e Tico Magalhães.
* Entrega simbólica para a Gibiteca e a família Catalão do livro Educación, Patrimonio y Cómic , com artigo da pesquisadora pesquisadora, professora e doutora em Arte Educação, Rosana Gonçalves, sobre o trabalho de TT Catalão, da que também será divulgado esta semana na Espanha, pela Universidad de Valladolid.
* Fala de Leandro Mello – Artista gráfico.
* Oficina de quadrinhos: Luigi Pedone – Oficina para crianças e adolescentes – paralela à mesa.
* Doação de gibis – Doação de encartes infanto-juvenis publicados no Jornal de Brasília na década de 80, o primeiro encarte de quadrinhos impresso a cores em Brasília – Quadrinistas e ilustradores José Duarte e Jô Oliveira.
18h – Galpão das Artes
* Encerramento – Nanan Catalão acompanhada de Valerinho Xavier.
* Cortejo com Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e a Orquestra Alada Trovão da Mata.
Serviço
Homenagem a TT Catalão no aniversário de Brasília
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Horário: 16h
Entrada gratuita