Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/19 às 19h42 - Atualizado em 13/06/19 às 9h19

Escola vai ao Cinema: Festival Infantil de Animação é exibido para alunos das escolas do DF

COMPARTILHAR

Durante as quartas-feiras do mês de junho, o Cine Brasília conta com uma programação dedicada às turmas escolares de primeira infância. O projeto “Escola Vai Ao Cinema”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, recebeu na tarde de hoje (12) alunos da rede pública de ensino, algumas de escolas das zonas rurais do Distrito Federal.

 

A iniciativa também conta com a parceria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e os filmes exibidos no projeto são do “Festival Infantil de Animação”, promovido pela entidade. A mostra é composta de filmes de curta metragem, utilizando a linguagem da animação. Todos os curtas possuem classificação indicativa livre, voltados ao público infantil e são todos dirigidos e produzidos por artistas brasileiros.

 

Os alunos, de ensino fundamental, foram recepcionados antes da sessão com uma breve aula sobre educação patrimonial, onde aprenderam sobre patrimônio tombado e a importância de preservar os bens culturais, assim como a história de cada um, que carrega a identidade de Brasília. Durante a apresentação do projeto, muitos alunos relataram que este passeio foi a primeira ida ao cinema.

 

Nesta quarta feira, o programa recebeu 11 escolas de ensino fundamental. Centros de ensino de Ceilândia, Sobradinho, Gama, Paranoá, Núcleo Bandeirante e Santa Maria, totalizando cerca de 600 estudantes. Após o espetáculo, os estudantes realizaram um piquenique no exterior do Cine e posaram para as fotos com as turmas reunidas.

 

Filmes como: Salu e o Cavalo Marinho, Dinossauro Rex, Contos Incontados- Branca de Neve, O Diário de Mika, Virando Gente, Contos Incontados Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, Aquitã, O Indiozinho, Por que eu nasci dessa cor, Lipe, Vovô e o Monstro, foram exibidos para as turmas durante a sessão e aplaudidos com muita empolgação pelas crianças.

 

Para a coordenadora do programa da Secec, Ilane Nogueira o Escola vai ao Cinema é uma aposta no futuro, um investimento a médio e longo prazo para o público infantil. “Uma sessão de cinema é evento social, um espaço em que é possível se emocionar em grupo e sentir a reação do outro ao nosso lado. Isso faz parte da magia da sala escura do cinema”.

 

Ilane declara que a escolha dos filmes para o projeto é criteriosa para que tenha um conteúdo relevante e que possa ser trabalhado pelos professores nas salas de aula. “É gratificante que a primeira vinda das crianças ao cinema seja com este encantamento. Com este projeto, geramos acessibilidade para quem nunca teve acesso ao cinema e formamos um novo público,” enfatiza.

 

Serviço: Projeto – Escola vai ao Cinema

Em junho: dias 12, 19 e 26, às 09 e às 14h.

Local: Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul – Plano Piloto – DF)

Ingresso: gratuito.
Observação: grande movimentação de crianças no local, devido ao pré-agendamento das escolas públicas.

Classificação indicativa: Livre.