Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/20 às 14h25 - Atualizado em 17/12/20 às 22h13

“Eric” retrata o olhar de mãe sobre o filho com Síndrome de Down

COMPARTILHAR

Texto: Loane Bernardo/Edição: Guilherme Lobão (Ascom Secec)

 

17/12/2020
14:26:00

 

A vida do menino Eric é feita de celebração de pequenas vitórias. Pelo olhar afetuoso de sua mãe, a diretora brasiliense Letícia Castanheira construiu uma narrativa que retrata os desafios e recompensas durante a criação e a evolução uma criança de 10 anos com Síndrome de Down e dificuldade em comunicar-se. Irmão mais novo da idealizadora do projeto, Eric protagoniza o documentário autointitulado a partir de depoimentos da mãe sobre passado, presente e anseios futuros, na Mostra Brasília do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em exibição pelo streaming da plataforma Canais Globo.

 

Acesse:

Programação detalhada  

Linha do tempo do FBCB

Últimas Notícias FBCB

Como assistir ao 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Programação paralela

 

Estudante de Cinema e Mídias Digitais no Iesb, Castanheira realizou cursos de roteiro e show runner na Academia Internacional de Cinema, e oficina de assistência de direção com Hsu Chien no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Letícia conta que o projeto foi totalmente independente e realizado com ajuda de pessoas próximas. “Nasci e cresci aqui no DF, e a importância do festival para o arcabouço cultural da cidade é tão grande que se adaptar às dificuldades da pandemia é mais razoável que cancelar”, destacou.

 

Sob um olhar poético, Castanheira sonhou que os devaneios da mãe de Eric pudessem ser transmitidos na tela do Cine Brasília, mas que, nas condições atuais do mundo, é muito mais prudente e socialmente consciente seguir com a exibição on-line. “Ainda é uma janela acessível que permite que pessoas de vários lugares do Brasil assistam à obra. É tirar o melhor das condições complicadas em que nosso país se encontra”, ponderou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br