Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/19 às 18h11 - Atualizado em 25/10/19 às 18h11

Equipamentos da Cultura participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

COMPARTILHAR

Três equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) participam da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Centro Cultural Três Poderes, Catetinho e Memorial dos Povos Indígenas montaram estandes para divulgar ações em educação patrimonial e ambiental.

 

No espaço do CC3P, a professora Maria Paz, do programa Territórios Culturais, apresenta aos estudantes que visitam o estande três versões de jogos educativos sobre patrimônio material e imaterial que estão em fase de teste. O “Perfil DF”, criado pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB Cláudia Garcia, é de avanços no tabuleiro com base em tentativas de responder a perguntas sobre monumentos de Brasília e o bioma Cerrado.

 

Duas outras versões de jogos – um da memória, que associa diferentes perspectivas de monumentos, com base em fotos, e um de adivinhação, que se utiliza de ícones de marcos da capital federal – completam o acervo que está sendo preparado para uso na rede de escolas públicas. “Os estudantes tem gostado das propostas”, revela Maria.

 

No estande do Catetinho, a gerente do equipamento, Artani Grangeiro Pedrosa, destaca que, ao lado da educação patrimonial, é missão do equipamento, situado na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado, trabalhar a conservação do ambiente, em linha com o tema guarda-chuva da SNCT 2019, que é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Ela frisou ainda a importância da participação da Secec no evento pelas conexões que propicia com outras instituições que têm afinidade de pauta.

 

No espaço do MPI, visitantes têm oportunidade de entender como os povos originários são mestres na proposta da Bioeconomia. “Pense numa palmeira, por exemplo. Os indígenas a aproveitam inteira, da alimentação ao artesanato, não desperdiçam nada”, exemplifica a servidora que trabalha no equipamento Adele Rosa.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo (27), e a expectativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, à frente do evento, é de receber 100 mil pessoas ao todo. Diariamente, 80 ônibus em cada turno – manhã e tarde – levam ao local estudantes de todas os anos de escolas públicas e privadas.

 

Serviço:

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Horário de visitação: hoje (25) e amanhã, de 9h às 20h; domingo, de 10h às 17h.
Entrada Franca